Morre Arnaldo Jabor, cineasta e jornalista, aos 81 anos
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Morreu Arnaldo Jabor, na madruga desta terça-feira (15), em São Paulo. Internado desde o mês de dezembro de 2021 no Hospital Sírio-Libanês após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC), o jornalista e cineasta não resistiu às complicações. Segundo a família, o jornalista faleceu por volta da meia-noite por consequências do AVC. Jabor deixa três filhos: Carolina, Juliana e João Pedro e a neta Alice.
O carioca de origem judaica começou sua carreira no Jornal Metropolitano do Rio de Janeiro em 1962. Na mesma década dedicou-se também ao cinema, realizando grandes filmes, sobretudo entre os anos 1960 e 1980, tornado-se referência do Cinema Novo. Entre seus grandes filmes estão Toda Nudez Será Castigada, de 1973, Eu Te Amo, de 1981, e Eu Sei Que Vou Te Amar, de 1986.
O cineasta também atuou como roteirista e dirigiu sete filmes, dois documentários, além de dois curta-metragem. O jornalista dedicou-se também à literatura publicando oito livros, com dois deles se tornando best-sellers: Amor e Prosa, Sexo É Poesia e Pornopolítica. Ele ainda atuava como comentarista da Globo, emissora na qual trabalhava desde 1991.
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.