Memorial lança revista Nossa América para celebrar Semana de 22
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
O Memorial da América Latina acaba de lançar a 58ª edição da revista Nossa América. O foco é a celebração do centenário da Semana de Arte Moderna de 1922. A publicação é do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL), braço acadêmico do Memorial.
Esta edição da Nossa América é dedicada ao evento, mas também a analisar como o Movimento Modernista se espalhou pelo continente. Para isso, a publicação traz textos sobre personalidades que articularam e também nomes que participaram da Semana ou de suas ideias, dentre eles Mário de Andrade, Menotti Del Picchia, Villa-Lobos, Pagu e outros.
O número 58 da Nossa América suscita o questionamento de como os modernistas são lidos pela geração atual de artistas e pesquisadores. A pergunta permeia todos os artigos, mas principalmente os dois mais autorais, escritos sob a ótica feminista. Um deles tem um título irreverente que fala por si, “Oswald vestia as calcinhas de Tarsila: 7 posições modernistas 100 anos depois”.
A revista também mostra como o Modernismo influenciou a cultura brasileira e se propagou pela América Latina. Para isso, apresenta uma reportagem sobre o escritor e diplomata mexicano Alfonso Reyes. Ele conviveu e se correspondeu com os grandes nomes da cultura brasileira e latino-americana.
Outro destaque da edição é um instigante artigo sobre Menotti Del Picchia, uma das personalidades que articularam a Semana, e suas contraditórias crônicas de combate em defesa do Futurismo e de uma raiz bandeirante para a modernização do país. Junto com Mário e Oswald de Andrade, Anita Malfatti e Tarsila do Amaral, fez parte do conhecido Grupo dos Cinco – todos contemplados nas páginas da revista, ao lado dos grandes Guiomar Novaes, Di Cavalcanti e Heitor Villa-Lobos.
Confira a publicação completa no endereço: https://memorial.org.br/wp-content/uploads/2022/02/Nossa-América-58_versão-digital.pdf
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.