Crítica | Procuro o Homem da Minha Vida, Marido Já Tive tem quarteto talentoso e riso inteligente

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Ver boas atrizes em cena é sempre algo prazenteiro. Ainda mais quando se trata de Grace Gianoukas, Leona Cavalli e Totia Meireles. O trio se une ao também talentoso Maurício Machado na comédia Procuro o Homem da Minha Vida, Marido Já Tive. A obra pode ser vista no Teatro J. Safra, na Barra Funda, em São Paulo, até o fim de março, sob produção da Manhas & Manias.
Eduardo Figueiredo dirige a peça baseada no best-seller da argentina Daniela Di Segni e sucesso no teatro portenho, que ganha versão abrasileirada de Claudia Valli, com direito ao tímido músico Gabriel Moreira em cena, pontuando as cenas com o virtuosismo de seus instrumentos de sopro.
A história começa com o encontro de três amigas recém divorciadas e um tanto quanto traumatizadas, mas ainda em busca da felicidade. A montagem aposta basicamente em monólogos feitos pelas atrizes diretamente para o público.
Os destaques ficam com Grace Ginaoukas, com o seu domínio do humor, e Leona Cavalli, precisa na construção de bons personagens, como a sábia faxineira. Totia Meireles está entregue, apesar de o texto não lhe oferecer momentos tão hilários quanto os de suas colegas. Mauricio Machado demonstra a já conhecida versatilidade, ao se revezar em variados papéis masculinos; o inspuerável é o hilário amigo gay que aparece logo no começo do espetáculo.
Teria sido interessante ver a direção apostar mais no jogo entre o elenco, que a todo instante busca mais o olhar do público do que os dos colegas de cena. Afinal, tem-se um time talentoso na ribalta, o que justamente anda em falta, aquele tipo de artista capaz de mergulhar no jogo da atuação e crescer nassa sintonia mútua. Quem se sai melhor neste quesito é Leona Cavalli, acostumada ao rito do teatro aqui/agora, cria do Teat(r)o Oficina de Zé Celso.
Muitas vezes, menos é mais, e este crítico percebe uma insistência em obras muito longas e reiterativas em todos os gêneros do teatro paulistano. Contudo, é preciso lembrar que os novos tempos pedem mais dinamismo e poder de síntese. Sendo assim, uma leve edição deixaria esta comédia bem mais coesa e potente — assim como uma maior costura dramatúrgica entre as cenas.
De todo modo, é divertido e auspicioso assistir à peça Procuro O Homem da Minha Vida, Marido Já Tive. Sobretudo ao observar o comportamento da nova mulher, tanto no palco quanto nas reações da plateia, ávida por abandonar pares machistas e em busca da própria felicidade.
São mulheres cada vez mais independentes e desejosas de abandonar o encosto chamado macho ao lado. E esse recado, tão presente em todas as cenas, é o ponto forte e de maior comunicação com seu público deste espetáculo. Procuro o Homem da Minha Vida, Marido Já Tive é uma comédia que diverte sem abrir mão do riso inteligente.
Procuro o Homem da Minha Vida, Marido Já Tive
Avaliação: Bom ✪✪✪
Crítica por Miguel Arcanjo Prado
Quando: Sextas e sábados, às 21h, e domingos, às 20h. Até 6/3/2022
Onde: Teatro J. Safra – Rua Josef Kryss, 318, Barra Funda, São Paulo.
Quanto: R$ 30 a R$ 60 pelo site Eventim
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.