Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Houve um tempo, e não faz muito tempo, no qual espetáculos costumavam ter um bom texto com começo, meio e fim, que a gente entendia toda a história e que contava com excelentes atuações, com artistas talentosos e entregues aos seus personagens em cima do tablado. Este é o caso de Conserto para Dois, comédia musical que traz Claudia Raia e Jarbas Homem de Mello em grandes performances para o excelente texto original de Anna Toledo, dramaturga que vem se tornando nome fundamental do teatro contemporâneo, sob direção do próprio ator.
A dupla em cena se divide em múltiplos personagens, que logo ganham a empatia do público – é fantástica a solução criativa de colocar bonecos sintonizados ao corpo dos atores e fazendo o coro, logo no começo do espetáculo.
Diante do carisma de Raia e Mello, é impossível não mergulhar por completo na história de um escritor Ângelo Rinaldi que precisa resolver as contas do passado com a grande estrela do cinema Luna de Palma, tudo isso a bordo de um navio luxuoso.
A direção de Homem de Mello é inventiva e segura do que propõe, abusando da capacidade dos dois atores em criar personagens diferentes, engraçados e verossímeis.
Tudo isso orquestrando com maestria o cenário potente e funcional de Natália Lana, que se conjuga com os figurinos exuberantes de Bruno Oliveira e o visagismo certeiro de Dicko Lorenzo. Os atores trocam de roupa e perucas e viram novos personagens com a mesma agilidade da histórica montagem de O Mistério de Irma Vap, com Marco Nanini e Ney Latorraca.
Para quem diz que é difícil haver bons musicais paridos por completo em terras brasileiras, este espetáculo desmente tal teoria e evidencia que há grandes talentos nacionais que merecem respeito e aplausos.
As músicas e letras de Thiago Gimenes, Tonny Lucchesi — também diretor musical — e Anna Toledo são formidáveis. E também é preciso aqui ressaltar o trabalho coreográfico de Katia Barros, que preenche com vida o enorme palco, mesmo tendo apenas dois atores em cena. Aliás, Raia e Jarbas são duas locomotivas cênicas. A única ressalva deste crítico, deixada aqui como sugestão de reflexão à equipe, seria uma leve edição no texto e no tempo de duração do espetáculo, já que o veloz mundo contemporâneo impõe ao teatro maior poder de síntese. Menos é mais.
O grande mérito de Conserto para Dois é confiar no que o teatro tem de melhor: o jogo real e entregue entre atores que sabem muito bem o que estão fazendo em cima do palco. Claudia Raia e Jarbas Homem de Mello são artistas com muito chão de palco nas costas e que todavia conseguem divertem em cena como duas crianças. Assim, quem embarca por completo neste navio de graça é o público, que gargalha com satisfação de cena em cena e aplaude ao fim com a certeza de ter visto um excelente espetáculo.
CONSERTO PARA DOIS
com Claudia Raia e Jarbas Homem de Mello
Avaliação: Ótimo ✪✪✪✪✪
Crítica por Miguel Arcanjo Prado
Quando: Sexta e sábado, 21h, domingo, 19. 120 min.
Onde: Teatro Procópio Ferreira – Rua Augusta, 2823, Jardins, São Paulo. Metrô Oscar Freire.
Retire seu ingresso!
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.