Eunice Prudente entra para o Conselho da Adaap, que gere a SP Escola de Teatro

Eunice Prudente é a mais nova conselheira da Adaap, que gere a SP Escola de Teatro – Foto: Bruno Poletti – Blog do Arcanjo

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Eunice Prudente, atual secretária da Justica da Cidade de São Paulo, é a mais nova conselheira da Adaap (Associação dos Artistas Amigos da Praça). Na última quarta-feira, 9, a professora, doutora e pesquisadora da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) conheceu e visitou as instalações da Unidade Roosevelt da SP Escola de Teatro, gerida pela Adaap, e foi recebida por Ivam Cabral, diretor executivo, Elen Londero, coordenadora na diretoria, e Dinovan Oliveira, advogado da instituição.

A boa nova! Com o maior prazer – e amor – do mundo, recebemos na SP Escola de Teatro a visita da professora Eunice Prudente, da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. A boa notícia: a partir de agora, ëla passa a integrar o Conselho de Administração da Adaap!.

Ivam Cabral
Diretor executivo da Adaap

Eunice Prudente

Atualmente secretária Municipal da Justiça, Eunice é credenciada nos programas de pós graduação, Área Direito do Estado, com projeto “Democracia, igualdade e combate à discriminação”; e Área Direitos Humanos, projeto de pesquisa “O Estado Democrático de Direito – Diversidade e desigualdade no Brasil”.

A professora possui uma grande quantidade de artigos publicados na área jurídica. Ela foi autora da primeira tese que propõe a criminalização da discriminação racial, a qual foi aprovada em 1980 e faz parte do livro “Preconceito Racial e Igualdade Jurídica: a cidadania negra em questão” que foi publicado pela Editora Julex em 1989. Fez parte da Frente da Mulheres Feministas, onde conviveu com grandes nomes do civismo e da política, como Ruth Cardoso, Eva Blay, Marte Suplicy e Ruth Escobar. Além disso, também conviveu com grandes pensadoras do feminismo negro, como Sueli Carneiro e Léa Gonzalez.

Eunice também advoga e possui atuação ativa na Ordem dos Advogados do Brasil, onde vem integrando o conselho estadual, assim como a diretoria da ESA OAB SP e várias comissões.

Dentre as funções públicas que exerceu estão a de diretora Executiva da Fundação PROCON São Paulo ( 2006); secretária de Justiça do Estado de São Paulo de 2007 a 2008 e diretora Técnica na Secretaria de Governo do Estado de São Paulo (2012 a 2020).

Suas funções atuais são de professora doutora na Faculdade de Direito da USP, lotada no Departamento de Direito do Estado, ministrando aulas nos cursos de graduação e de pós-graduação nos programas de mestrado e doutorado nas áreas: Direito do Estado e Direitos Humanos, e de Secretária Municipal da Justiça em São Paulo.

Adaap

A Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap) é uma Organização Social de Cultura, sem fins lucrativos, formada por integrantes dos principais grupos de teatro da cidade de São Paulo. Criada para desenvolver e administrar projetos socioeducacionais, culturais e institucionais, desde 2010 a Adaap é gestora da SP Escola de Teatro – um dos mais importantes centros de formação na artes do palco na Amércia Latina. A instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo oferece curso técnico em teatro, gratuito, com oito linhas de estudo, além de cursos de curta duração.

O modelo pedagógico desenvolvido pela Adaap para a SP Escola de Teatro, que une autonomia do estudante e criação coletiva, é referência no Brasil e em outros países, sendo replicado em diversas instituições educacionais. Além de São Paulo, a Associação dos Artistas Amigos da Praça também participa da gestão da MT Escola de Teatro, fruto da parceria entre Unemat, Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT) e o grupo Cena Onze.

A Adaap é integrante da Associação Brasileira das Organizações Sociais de Cultura (Abraosc), um exemplo de modelo de gestão de políticas públicas, implementado no estado de São Paulo.

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *