Musical Sweeney Todd chega ao Brasil 43 anos após levar terror à Broadway

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Um dos grandes musicais de terror e suspense da Broadway, Sweeney Todd, O Cruel Barbeiro da Rua Fleet chega a São Paulo nesta sexta (18) no 033 Rooftop com a saga de um serial killer londrino, dono de uma afiada e temida navalha.
Com músicas e letras da lenda Stephen Sondheim, que morreu no ano passado, e libreto de Hugh Wheeler, o espetáculo estreou na Broadway em 1979 e levou 8 prêmios Tony. Agora, 43 anos depois, a versão brasileira é protagonizada por Rodrigo Lombardi.
O elenco traz astros e estrelas dos musicais, como Andrezza Massei, Mateus Ribeiro, Gui Leal, Guilherme Sant’Anna e Amanda Vicente, entre outros.
Não custa lembrar que a história virou o filme Sweeney Todd em 2007 sob direção de Tim Burton, com a dupla Johnny Depp e Helena Bonham Carter, produção vencedora do Oscar de melhor direção de arte.
No Globo de Ouro, o longa ganhou nas categorias de Melhor Filme de Comédia ou Musical, Melhor Ator em Comédia ou Musical (Johnny Depp), Melhor Atriz em Comédia ou Musical (Helena Bonham Carter) e Melhor Diretor (Tim Burton).
O musical no 033 Rooftop tem formato imersivo. Na plateia com mesas e cadeiras, o público poderá desfrutar de um menu variado com gastronomia feita totalmente com alimentação vegetariana.
Fio da navalha
A superprodução narra a vida de Benjamin Barker, barbeiro que se viu obrigado a ir embora de Londres por conta de uma briga com o cruel Juiz Turpin (Guilherme Sant’Anna).
Após 15 anos afastado da cidade ele retorna sob o pseudônimo Sweeney Todd (Rodrigo Lombardi) e sedento por vingança. Ao chegar ao lugar onde funcionava sua antiga barbearia, na Rua Fleet, Todd se depara com uma arruinada loja de tortas administrada pela Dona Lovett (Andrezza Massei).
A partir daí, Todd e Lovett unem forças para que ele se vingue de Turpin e ela, bem… para que ela faça sua loja crescer com tortas recheadas de ingredientes muito suspeitos. Mateus Ribeiro, astro dos musicais Peter Pan e Chaves, interpreta o jovem Tobias Ragg.
A adaptação brasileira tem direção musical de Fernanda Maia e direção geral de Zé Henrique de Paula, com produção executiva de Adriana Del Claro, da Del Claro Produções, mesmo trio responsável pelo sucesso de público e de crítica Chaves, Um Tributo Musical.
Atores e personagens
Rodrigo Lombardi – Sweeney Todd/ Benjamin Barker
Andrezza Massei – Dona Lovett
Mateus Ribeiro – Tobias Ragg
Amanda Vicente – Lucy Barker (e cover de Dona Lovett)
Guilherme Sant’Anna – Juiz Turpin
Gui Leal – Criado Bamford
Caru Truzzi – Johanna
Dennis Pinheiro – Anthony
Elton Towersey – Adolfo Pirelli
Pedro Navarro – Adolfo Pirelli
Renato Caetano – Cover de Juiz Turpin
Diego Luri – Cover de Sweeney Todd
Edmundo Vitor – Cover de Tobias Ragg
Davi Novaes – Cover de Criado Bamford
Pedro Silveira – Cover de Anthony
Sofie Orleans – Cover de Johanna
Bel Barros – Cover de Lucy Barker
Pamella Machado – Cover de Lucy Barker
SWEENEY TODD – O CRUEL BARBEIRO DA RUA FLEET
Quando: 18/03/2022 a 1º/5/2022 – Sextas, às 21h30 / Sábados, às 16h e 20h30 / Domingos, às 18h. 120 min (com 15 min de intervalo)
Onde: 033 Rooftop do Teatro Santander – Complexo do Shopping JK – Av. Juscelino Kubitschek, 2041 – Itaim Bibi – SP
Quanto: R$ 37,50 a R$ 220
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.