Anjo de Pedra estreia sob fortes aplausos no Tucarena para o clássico de Tennessee Williams

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Fotos ANNELIZE TOZETTO
@annelizetozetto
O espetáculo Anjo de Pedra chegou ao palco do Tucarena, em São Paulo, fortemente aplaudido no último fim de semana por uma plateia repleta de intelectuais e personalidades da cultura.
Escrita pelo dramaturgo norte-americano Tennessee Willians (1911-1983), um dos nomes mais incensados do teatro moderno ocidental, a peça foi traduzida para o português por Luis Marcio Arnaut e David Medeiros e conta com direção de Nelson Baskerville, responsável também pela adaptação do texto em conjunto com Arnaut. A produção é de Rodrigo Velloni.
Estão no elenco da montagem de época os atores Sara Antunes, Ricardo Gelli, Kiko Marques, Chris Couto, Carolina Borelli, Luiza Porto, Thomas Huszar e Selma Luchesi.
A obra se passa nos Estados Unidos no começo do século 20, retratando um amor impossível entre uma recatada — e atormentada — filha de um pastor anglicano, Alma Winemiller, vivida com entrega por Sara Antunes, e um jovem médico galanteador — e também levemente arrogante —, John Buchanan, interpretado com o charme devido por Ricardo Gelli.
Circundam o embate do casal o peso de uma família e sociedade tradicionalistas e conservadoras e também o de uma pandemia, no caso do espetáculo, da Gripe Espanhola, que o diretor busca de forma sutil colocar em analogia à pandemia atual que paira sob o mundo.

Em conversa com o Blog do Arcanjo os artistas celebraram a retomada do teatro.
Encenar Anjo de Pedra do Tennessee Williams é a realização de um sonho. Durante anos trabalhei a peça com alunos do Teatro-Escola Célia Helena e sempre quis montá-la. É sobre um tempo da delicadeza, de ingenuidades, no qual as pessoas se comunicavam através de sentimentos e palavras. Acho que dessa vez conseguimos uma contextualização maior, por causa de um avanço religioso sobre a política brasileira e por causa também da Covid-19, já que a obra se passa na época da Gripe Espanhola, com dois personagens que tentam isolar o vírus. Foi uma época com os mesmos problemas atuais, com pessoas não querendo usar máscara, se vacinar. É a época ideal para montá-la e precisava também de um elenco, que, com certeza, consegui.
NELSON BASKERVILLE
diretor
O processo de Anjo de Pedra foi muito intenso. Tennessee Williams é amplamente engajado, humanamente e nas questões da subjetividade feminina. Começamos os ensaios com a covid-19 muito em alta e fomos tirar as máscaras só dez dias antes da estreia. Eu me engajei muito no teatro digital e estava morrendo de saudade do encontro com o público, desse corpo único na junção de atores e plateia. Está sendo lindo. Jamais vamos nos esquecer desse momento de reencontro. São dias inesquecíveis de voltar ao palco e revalorizar esse nosso ofício presencial.
SARA ANTUNES
atriz
Foram dois anos de ausência, sem o teatro, sem o palco. Poder estar de volta neste nosso lugar e reencontrar o público é um momento especial. E fazer um texto delicado de Tennessee Williams, com sua carga dramática e beleza rara, é uma satisfação a toda equipe. Sentir a energia emanada pelo público nos deixa muito felizes. Viva o teatro, viva a arte e vamos em frente!
RICARDO GELLI
ator
A montagem tem música original de Marcelo Pellegrini, cenografia e pintura de arte de Chris Aizner, iluminação de Wagner Freire, figurinos de Marichilene Artisevskis e direção de imagem de André Grynwask e Pri Argoud, além de contrarregragem de Fábio Ollyver e assistência de direção de Anna Zepa.
Broadway e Hollywood
Não custa lembrar que Anjo de Pedra, cujo título original é Summer and Smoke (Verão e Fumo, em tradução livre), foi escrita por Tennessee Williams após os sucessos À Margem da Vida e Um Bonde Chamado Desejo.
A peça Anjo de Pedra estreou na Broadway, em 1948, sem muito êxito, e foi adaptada para Hollywood em 1961, revelando a atriz Geraldine Page, que já havia interpretado a mesma personagem no circuito off-Broadway, em Nova York, em 1952. Ela foi indicada ao Oscar 1962 pelo papel, mas perdeu para Sophia Loren em Duas Mulheres. Ao todo, o filme teve quatro indicações ao Oscar (melhor atriz para Geraldine Page, melhor atriz coadjuvante para Una Merkel, direção de arte e trilha sonora).
No Brasil, a peça já foi montada com Cacilda Becker em 1950 e com Nathália Timberg em 1960. Williams chegou a dizer que em Anjo de Pedra escreveu uma de suas melhores personagens femininas.
A nova versão de Anjo de Pedra pode ser vista até 19 de maio, sexta e sábado, às 21h e domingo, às 18h, no Tucarena (r. Bartira esquina com r. Monte Alegre, Perdizes). Retire seu ingresso.
O Blog do Arcanjo esteve na estreia e mostra como foi nas fotos de Annelize Tozetto.

Blog do Arcanjo entra no camarim de Anjo de Pedra e revela bastidores












Retire seu ingresso para ver Anjo de Pedra no Tucarena!
Blog do Arcanjo mostra quem já aplaudiu Anjo de Pedra no Tucarena











Retire seu ingresso para ver Anjo de Pedra no Tucarena!
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.