Selvática prepara MIC – Mostra Internacional de Cabaré em Curitiba

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Um dos grupos mais insubmissos da cena teatral nacional, a Selvática Ações Artísticas, de Curitiba, prepara uma farta celebração de seus dez anos de existência. Uma das novidades é a primeira edição da MIC – Mostra Internacional de Cabaré.

O evento está previsto para acontecer de 2 a 8 de Maio no Espaço Fantástico das Artes, em Curitiba. A programação terá artistas do México, Argentina e Brasil.

Os organizadores ainda abriram convocatória para o encerramento do evento, com o Cabaré Voltei: Trombada de Cabarés/Domingão de Variedades, cujo resultado sairá no próximo dia 28 de março. O MIC ainda promete diálogo farto com o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922.

Acreditamos no cabaré como o formato ideal para falar sobre questões que nos atingem de modo humorado e irônico. O cabaré tem sido a principal forma com que artistas do mundo inteiro tem conseguido fazer seus trabalhos resistirem de forma independente e tendo a precariedade e a arte em processo não como limitadores, mas como características importantes do nosso tempo.

RICARDO NOLASCO
organizador da MIC – Mostra Internacional de Cabaré, da Selvática Ações Artísticas

Fenômeno do underground

Presença incontestável na cena underground curitibana, a Selvática tem sido uma das principais referências do estudo do cabaré como linguagem no Brasil. A companhia de talentosos artistas já realizou diversos espetáculos, além de oficinas. O “Cabaré Voltei” – versão brasileira, traduzida, antropófaga, queer, latinoamericana e contemporânea daquele que foi um dos mais importantes espaços das vanguardas modernas, o Cabaret Voltaire, é realizado desde 2015 e pretende ser um espaço festivo e de reflexão de tudo o que pode ser a arte do cabaré.

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *