Sérgio Sá Leitão permanece na Secretaria de Cultura de São Paulo e não será candidato a deputado federal
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Sérgio Sá Leitão, ex-ministro da Cultura e atual secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, anunciou nesta sexta (25) que permanece no cargo e não será candidato a deputado federal pelo PSDB.
“Fui convidado para ser candidato a deputado federal pelo PSDB de São Paulo. Fiquei lisonjeado. Entendi como um reconhecimento. De fato, o Governo do Estado está realizando muito na cultura (e em outras áreas) desde 2019. O orçamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa em 2022 é o maior da história: R$ 1,25 bilhão”, recordou.
O secretário pontuou que a decisão foi tomada após muita reflexão. “A candidatura poderia amplificar essas realizações. E contribuir para que o setor cultural tenha uma representação política mais efetiva. Além disso, o PSDB é hoje o partido com o qual me identifico”, disse o secretário.
“Refleti muito. Conversei com o governador João Doria, com o vice-governador Rodrigo Garcia, com Marco Vinholi (colega de Secretariado e presidente do PSDB no Estado), com Fernando Alfredo (presidente do PSDB na Capital) e com outros parceiros e amigos. Falei, claro, com a minha família e a equipe da Secretaria”, revelou.
Por diversas razões, cheguei à conclusão de que posso contribuir mais para a sociedade, para a cultura de São Paulo, para o Governo e para o projeto político do qual participo continuando à frente da Secretaria [de Cultura e Economia Criativa] e me dedicando ao máximo às muitas entregas que ainda faremos em 2022.
SÉRGIO SÁ LEITÃO
secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo
Sérgio Sá Leitão ainda fez uma definição de seu perfil: “Sou essencialmente um executivo”, declarou. E fez questão de agradecer a todos que apoiaram a ideia de que ele se tornasse deputado federal.
“Muito obrigado a todos que se entusiasmaram com a ideia da candidatura. Peço sua compreensão. Muito obrigado também ao governador João Doria pela oportunidade de integrar sua gestão vitoriosa; e ao próximo governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, pela oportunidade de continuar na Secretaria nos próximos meses. Ainda há muito por fazer. E faremos!”, prometeu o secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado, que é a locomotiva do setor em tempos de pouco apoio e boicote por parte do governo federal.
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.