Satyros estreia Pessoas Brutas no Festival de Curitiba e público grita ‘Fora Bolsonaro’

As atrizes Julia Bobrow e Marcia Dailyn se beijam no camarim do Teatro José Maria Santos na estreia de Pessoas Brutas no 30º Festival de Curitiba – Foto: Humberto Araujo – Blog do Arcanjo

Por CAROLINA PORTES
Colaboração para o Blog do Arcanjo no Festival de Curitiba*

Um clima energético pairou nos bastidores do Teatro José Maria Santos, na última terça (5), no 30º Festival de Curitiba. Os atores da Cia. de Teatro Os Satyros, de São Paulo, estrearam a peça Pessoas Brutas.

Antes de o público entrar, os artistas praticavam suas falas de forma intensa, com todos correndo para todos os lados.

As luzes deixavam o ambiente ainda mais caloroso, o que deixou o clima do teatro ainda mais forte.

Marcia Dailyn na estréia do Satyros no 30º Festival de Curitiba com Pessoas Brutas – Foto: Humberto Araujo – Blog do Arcanjo

‘Fora Bolsonaro’

Enquanto a plateia chegava, a atriz e bailarina trans Marcia Dailyn, diva do grupo, recebia os espectadores com seu cativante sorriso e um vestido vermelho de calda.

Com sua energia contagiante, Marcia deu um discurso no qual ressaltou a resistência do teatro durante a pandemia e a felicidade dos artistas em poderem voltar ao palco.

Ao fim de sua fala, ela perguntou em voz alta: “Bolsonaro?”. Ao que a plateia prontamente respondeu, como que ensaiada previamente: “Fora!”

Elenco na estreia do Satyros no 30º Festival de Curitiba com Pessoas Brutas – Foto: Humberto Araujo – Blog do Arcanjo

Problemas do Brasil

Em seguida, o espetáculo começou. Logo nos primeiros minutos, ouviu-se um tiro, e a plateia pulou de suas cadeiras.

Os atores surgem na peça com rostos pintados para darem vida a personagens marcantes.

A dramaturgia é assinada pela dupla Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez, fundadores do Satyros, premiado grupo com 33 anos de trajetória.

Os personagens refletem grandes problemas do Brasil. Os temas mais tratados são a corrupção na política brasileira, a violência nas ruas, a violência contra a mulher, o vício às drogas, o suicídio e o poliamor.

A obra conta a história de pessoas que têm uma coisa em comum: todos se envolvem com o sequestro de Fabiana, filha de um doleiro corrupto denunciado na Lava Jato.

Julia Bobrow na estreia do Satyros no 30º Festival de Curitiba com Pessoas Brutas – Foto: Humberto Araujo – Blog do Arcanjo

Fortes emoções

O enredo mexe com os pensamentos e causa emoções fortes nos espectadores, fazendo-os rir, chorar e, em alguns momentos, as duas emoções ao mesmo tempo.

Foi assim com o administrador Leonardo de Britto, de 36 anos, que saiu impactado da sessão: “Não esperava que seria tão impactante, não sabia de todas as histórias que iam acontecer, mas foi bem atuado, bem relevante, bem do cotidiano de varias pessoas que estavam aqui ou que entendem o que está acontecendo”, pontuou na saída.

Já o psicólogo Matheus Schneider, de 25 anos, ressaltou a sátira que o espetáculo constrói. “Amei a peça, me vi em alguns momentos. Não sabia o que era piada e o que era trágico. Tipo, de tão real que era, a situação condiz com nosso cotidiano”, concluiu.

Pessoas Brutas faz sua última apresentação no 30º Festival de Curitiba nesta quarta (6), às 21h, no Teatro José Maria Santos, no centro curitibano.

*Reportagem por Carolina Portes, com a colaboração na edição João Schelbauer, estudantes de Jornalismo da Universidade Positivo, sob orientação da jornalista e professora Katia Brembatti, em parceria com o Blog do Arcanjo no Festival de Curitiba. Conheça o site UP no Festival.

O jornalista e crítico Miguel Arcanjo Prado viajou a convite do Festival de Curitiba.

+ Blog do Arcanjo no Festival de Curitiba!

Blog do Arcanjo mostra estreia de Pessoas Brutas no Festival de Curitiba pelo olhar do fotógrafo Humberto Araujo

Blog do Arcanjo mostra bastidores da peça Pessoas Brutas no Festival de Curitiba pelo olhar do fotógrafo Humberto Araújo

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *