Festival de Curitiba faz tributo a Roberto Innocente com Aconteceu no Brasil, Enquanto o Ônibus Não Vem
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Enviado especial ao Festival de Curitiba*

Por MATHEUS CHERMONT
Colaboração para o Blog do Arcanjo no Festival de Curitiba*
A praça Santos Andrade recebeu na manhã desta quinta-feira (7), dentro da programação do Festival na Rua, o espetáculo Aconteceu no Brasil Enquanto o Ônibus Não Vem. A peça foi premiada em todas as categorias do Troféu Gralha Azul, o mais importante do teatro paranaense, além de ser um ícone nos 30 anos de história do Festival de Curitiba.
Originalmente com a direção de Roberto Innocente, o espetáculo foi marcado por diversas homenagens, pois, na data da apresentação, completou um ano do falecimento dele, vítima da Covid-19. Foi também a primeira vez que a peça foi encenada após a morte do diretor.
O espetáculo protagonizado por Douglas Kodi, Mevelyn Gonçalves, Caroline Marzoni, Duilio de Pol, Joseane Berenda, Marcelo Felczak e Douglas Borba, do Grupo Commedia Dell’arte Brasileira, ao longe de seus 60 minutos, fala sobre a história sociopolítica, econômica e artística de uma forma poética.

A trama traz ao público a história do Brasil contada de outra forma, buscando despertar uma reflexão sobre a colisão do passado com o presente e até mesmo com o futuro, utilizando-se de grande interação com o público.
O ator Douglas Kodi relata que a peça de rua dá a eles o direito de jogar com a plateia e traz também um maior realismo com o momento.
Sobre o troféu Gralha Azul, a mais importante premiação de teatro do Paraná, que foi concedido à peça em 2007, Douglas Kodi relembra:
“Foi muito importante, pois ganhamos em todas as categorias e fomos a primeira peça de rua a ganhar o prêmio”, afirmou.
Ele ainda reforçou o tamanho do feito conquistado, justamente pela peça ser voltada para comédia.
A próxima apresentação será no dia 9 de abril, às 11h, no calçadão de São José dos Pinhais.
*Reportagem por Matheus Chermont, estudante de Jornalismo da Universidade Positivo, sob orientação da jornalista e professora Katia Brembatti, em parceria com o Blog do Arcanjo no Festival de Curitiba. Conheça o site UP no Festival.
O jornalista e crítico Miguel Arcanjo Prado viajou a convite do Festival de Curitiba.
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.