O Chão de Dentro É Minha Terra mostra luta pela reforma agrária no Brasil

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
A Cia. Los Puercos aporta nesta sexta (8) na SP Escola de Teatro da Praça Roosevelt com a peça O Chão de Dentro É Minha Terra, sob direção de Luiz Campos. A temporada vai até 1º de maio, sexta e sábado, 21h, e domingo, 19h, com ingressos pela Sympla.
Segundo o grupo, o espetáculo que contribui para novos olhares dentro da capital paulistana e surge em um momento de conflitos pela terra, com agronegócio e garimpeiros agredindo pequenos produtores e indígenas.
No Brasil que tem em sua origem as Capitanias Hereditárias, o latifúndio ainda impera. Assim, a obra aborda o MST, movimento social que luta pela terra para todos. Os artistas chegaram a conviver com os trabalhadores do acampamento Comuna da Terra Irmã Alberta, que completa 20 anos de resistência em Perus, na cidade de São Paulo.
Com um teatro social e provocativo e que se inspira nos preceitos de Bertolt Brecht, o grupo promete sensibilizar o público para este tema tão importante.
Depois da temporada na SP Escola de Teatro, o espetáculo fará uma sessão no dia 12 de maio na Escola Nacional Florestan Fernandes, espaço de formação do MST.
O Chão de Dentro É Minha Terra
FICHA TÉCNICA
Elenco: Eluane Fagundes, Felipe Lima, Giovanna
Marcomini e Nathalia Nigro
Músico em cena: Henrique Vitorino
Direção: Luiz Campos
Texto: Cia. Los Puercos
Assistentes de direção: Nathalia Nigro e Plinio Flima
Cenário e Figurino: Marcos Valadão
Iluminação: Plinio Flima
Composição Musical: Joaz Campos
Sonoplastia e vídeos: Gustavo Metzker
Op. Som: Manu Guizé e Thaizão Hernandes
Op. Luz: Plinio FlimaOp. Projeção: Sarah GuimarãesAs. produção: Mike OliveiraVoz Off: Maria Alves (Acampamento Irmã Alberta)Colagem: @coleipravc
Arte programa: Giovanna Marcomini
Fotografia: Arô Ribeiro e Carol Campos
Preparador Musical: Gustavo Metzker
Preparadora Corporal: Majú Minervino
Orientação Teatro Épico: Alexandre Mate
Orientação Teatro Documentário: Fernanda Azevedo (Coletivo Comum)
Orientação MST: Luciano Carvalho (Coletivo Dolores Boca Aberta)
Orientação Reforma Agrária: Prof.ª. Dra. Janaína Campos Vinha (UFTM)
SP Escola de Teatro
Praça Franklin Roosevelt, 210 – Bela Vista, São Paulo – SP, 01303-020
Espetáculo: O chão de dentro é minha terra
Dias: De 08 de abril até 01 de maio
Horários: sexta e sábado 21h e domingo às 19h
Valor: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia)e gratuito p/ moradores de movimentos sociais
Classificação indicativa: Livre
Duração: 60 min
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.