Show de Nati Bermúdez e Érica Silva mistura Uruguai e Brasil no Festival de Curitiba
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Enviado especial ao Festival de Curitiba*
Por JEFFERSON RIBEIRO
Colaboração para o Blog do Arcanjo no Festival de Curitiba*
A parceria de Nati Bermúdez e Érica Silva trouxe ao público que compareceu nesta noite de sexta-feira (8) um show mais que intimista: uma troca de experiências e sensações. O show aconteceu no coração do Centro Histórico de Curitiba, no Largo da Ordem, como parte da programação do 30° Festival de Curitiba.
Nem a chuva ou troca de local (minutos antes do início, transferido para o espaço CWB sua Linda) atrapalharam o show. Foram apresentadas todas as faixas presentes no EP intitulado “Vazio Lúcido”, lançado em 2021. O álbum entrega sensibilidade nas letras e melodias, que carregam elementos do pop, da MPB, da musicalidade latina e dos arranjos rítmicos que conduzem as canções feitas pela instrumentista e produtora Érica Silva.
Elas comentam que apesar dos imprevistos, é muito importante saber lidar com as adversidades e que foi gratificante fazer parte do tradicional Festival, com apresentações artísticas em várias áreas. A acústica e o espaço improvisado acabaram contribuindo para a aproximação com o público, que aproveitou para fazer pedidos de músicas.
As artistas falaram sobre o processo de composição do EP com várias sessões de gravações. De acordo com Érica, o essencial é fazer uma produção mínima para a banda preencher com personalidade suas canções. O trabalho mais recente traz elementos mais instrumentais e experimentais, como a faixa Ecos, sobre o silêncio, que serviu de inspiração para o título do álbum. Segundo elas, é algo que não seria possível explicar em palavras.
Nati Bermúdez nasceu no Uruguai, mora em Curitiba desde os 6 anos e ressalta a influência de suas origens. “Eu sou essa mistura, a música latina me inspira muito e a gente quis trazer isso pro EP e para os shows que contam com canções em espanhol”. Érica complementa sobre essa mistura: “é uma quebra de paradigma, não é porque sou brasileira que vou cantar só em português, e vice e versa”.
Espectadores de diferentes perfis acompanharam o show. Vazio Lúcido serviu de momento para o primeiro encontro de um casal que conversava só pela internet nos últimos cinco meses. Quem também acompanhou de perto foi Jess Kluber, responsável pelos figurinos Nati Rodrigues em apresentações e clipes. “Adoro as composições dela e sempre que posso trago um amigo pra conhecer o
trabalho dela”.
O músico Gesiel Leachi aproveitou para curtir o trabalho da artista, que conheceu em outro evento. “A primeira vez que ouvi foi no show do Murilo Silvestrim, que é de Curitiba também. Ela foi uma artista convidada. Gostei muito da musicalidade dela, que é muita brasileira e já tive oportunidade de trabalhar com ela e sempre que posso estou presentes nos shows”, conta.
*Reportagem por Jefferson Ribeiro, estudantes de Jornalismo da Universidade Positivo, sob orientação da jornalista e professora Katia Brembatti, em parceria com o Blog do Arcanjo no Festival de Curitiba. Conheça o site UP no Festival.
O jornalista e crítico Miguel Arcanjo Prado viajou a convite do Festival de Curitiba.
+ Blog do Arcanjo no Festival de Curitiba!
Acompanhe as informações da dupla pelos seguintes links:
Instagram Nati Bermúdez: https://www.instagram.com/natibermudez.comz/
Instagram Erica Silva: https://www.instagram.com/ericasemka/
Youtube: https://www.youtube.com/c/natibermudez
Spotify: https://open.spotify.com/artist/2WBdqy6SzFNCZ2XodQ6f7h
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.