Carnaval de São Paulo vira Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de São Paulo

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
O 19 de abril de 2022 foi um dia histórico para o Carnaval de São Paulo. Pela primeira vez ocupando o Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado, as escolas de samba participaram da cerimônia que marca o reconhecimento dos saberes e fazeres carnavalescos como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de São Paulo.
Representando os sambistas que muito fizeram ao longo da história, Sidnei Carriuolo, presidente da Liga-SP e da Águia de Ouro, e Luciana Silva, vice-presidente da Liga-SP e presidente da Tom Maior, receberam o diploma de registro das mãos do governador de São Paulo, Rodrigo Garcia. Também estiveram na cerimônia o secretário de Economia Criativa, Sérgio Sá Leitão; o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes; o presidente da Câmara dos Vereadores de São Paulo, Milton Leite; a secretária Municipal de Cultura, Aline Torres; o deputado federal, Alexandre Frota; a superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá; e o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Carlão Pignatari.
Na plateia do auditório Ulysses Guimarães, onde aconteceu a cerimônia que reconhece o Carnaval como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de São Paulo, as cadeiras foram ocupadas por presidentes, dirigentes e componentes das 34 agremiações filiadas à Liga-SP, além dos representantes do afoxé Filhos da Coroa de Dadá, que abre o sábado de Carnaval no sambódromo do Anhembi. Para fechar com chave de ouro, o evento virou um grande desfile, com direito a bateria, casais de mestre-sala e porta-bandeira, a corte do Carnaval de São Paulo, baianas, velhas-guardas e componentes fantasiados.
Carnaval é Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de São Paulo
O registro do veio ainda em fevereiro de 2020. Dois anos depois, também em fevereiro, com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Economia Criativa, as práticas oriundas das escolas de samba, que geram identidade e pertencimento aos sambistas, foram documentadas em uma série de 34 episódios, com shows, depoimentos e entrevistas para o projeto A Arte do Carnaval — Acervo Digital dos Saberes e Fazeres das Escolas de Samba de São Paulo.
Para os próximos meses, uma exposição para celebrar o bicentenário da Independência do Brasil está planejada, com o apoio do Governo do Estado de São Paulo. E para fomentar a economia criativa e garantir qualificação aos profissionais das escolas de samba, o Governo também vai atuar em parceria com a Liga-SP no projeto Qualifica Samba, que oferece cursos profissionalizantes em unidades móveis de estudo.
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.
