Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Não é de hoje que Minas Gerais vem fazendo bonito na nova cena da música brasileira. O sucesso recente da estonteante Marina Sena talvez seja só a ponta de um iceberg da fonte musical que jorra das montanhas mineiras. O mais novo talento que vem das alterosas é Nobat, músico que acaba de lançar o single Me Deixa Sambar, composição dele que traz participações de ninguém menos do que a rainha Elza Soares e também de BNegão, a quem define como “artista que pautou o pensamento e comportamento de uma geração”.
A canção com um samba repleto de groove foi gravada em março de 2021 com produção de Barral Lima. Me Deixa Sambar é um dos últimos registros fonográficos de Elza Soares e ganhou um belíssimo videoclipe, filmado em lugares estratégicos da capital mineira como Praça da Estação, Praça Raul Soares, Mercado Novo e Viaduto de Santa Tereza, entre outros. Um dos destaques é a gravação diante do retrato em grafite de Elza Soares na escadaria que sobe da Estação Central para a Rua Sapucaí, no centro da capital mineira. O vídeo é protagonizado pela dançarina Raquel Cabaneco e conta com roteiro e direção de Natacha Vassou e Lucas Espeto.
Senti muita emoção e acredito que foi ali, ao ouvir a voz de Elza Soares cantando Me Deixa Sambar enquanto rodamos o clipe, que me caiu a última ficha de que, ao mesmo tempo, realizei esse sonho incrível de trabalhar com uma das maiores cantoras da história da MPB. Na noite em quem Elza Soares gravou a canção, nós nos falamos por telefone e foi uma das experiências mais incríveis da minha vida. Ouvi-la dizer meu nome já foi uma das maiores emoções que vivi, mas mais fabuloso ainda foi poder ouvir seu olhar sobre a música, sobre nosso povo, nosso país. Não tenho muitos ídolos, mas Elza, certamente, era, é e permanecerá como uma das únicas da minha vida e carreira.
Nobat
cantor e compositor
O Blog do Arcanjo mostra o clipe.
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.