Crítica | Maciel Silva brilha com carisma na comédia Se Os Homens São de Marte… As Mulheres São de Lua!

Maciel Silva brilha na comédia Se Os Homens São de Marte… As Mulheres São de Lua – Foto: Rafa Marques – Blog do Arcanjo

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Fotos RAFA MARQUES
@rafamarquesfotografo_jpg

Maciel Silva é daquele tipo de ator com fartos recursos cênicos e carisma de sobra. Isso fica evidente na comédia Se Os Homens São de Marte… As Mulheres São de Lua!, espetáculo no qual também é o autor e diretor.

Fazendo uma espécie de resposta ao sucesso de Mônica Martelli, Os Homens São de Marte… E É Pra Lá Que Eu Vou!, êxito nos palcos por mais de uma década, nesta montagem, Maciel Silva dá vida a quatro diferentes personagens, todas repletos de graça.

Em cenário futurista, cada personagem possuiu sua atmosfera própria: Etelvina, uma ET das galáxias que revela como é o sexo em Marte; A mulher empoleirada (Uma galinha), que precisa vender ovos para sobreviver; um anjo OVNI que reivindica questões de gênero, já que anjo não tem sexo; e a professora católica com TOC – Transtorno obsessivo-compulsivo, inclusive de palavrão.

Maciel Silva brilha em Se Os Homens São de Marte… As Mulheres São de Lua! – Foto: Rafa Marques – Blog do Arcanjo

Todas engraçadíssimas, cada qual surge envolta em questões que circundam o universo feminino, sobretudo o embate constante com o outro gênero, mais conhecido como o bicho homem.

Com uma cenografia envolvente e de ares de ficção científica, ressaltada por uma iluminação precisa e poética, o ator interpreta cada uma dessas personagens, que fazem uma espécie de desabafo ao público, revelando suas agruras constantes.

Maciel Silva brilha em Se Os Homens São de Marte… As Mulheres São de Lua! – Foto: Rafa Marques – Blog do Arcanjo

E os tempos atuais, repletos de conflitos, fornecem material de sobra para um artista perspicaz.

Com alto poder de observação para o mundo efervescente ao seu redor, Maciel Silva traz questões femininas contemporâneas para a cena, sem perder o olhar bem humorado que faz a diversão do público. O textão tão comum aos tempos atuais vira graça no olhar aguçado do artista.

Maciel Silva em Se Os Homens São de Marte… As Mulheres São de Lua! – Foto: Rafa Marques – Blog do Arcanjo

Aliás, é no encontro com os espectadores que o espetáculo cresce a cada gargalhada, deixando o ator mais à vontade para brincar com a plateia, sem perder o fio condutor do texto preciso que construiu — cravar a peça em 60 minutos é uma dádiva nestes apressados tempos, o que mostra que o artista sabe que menos é mais.

Se Os Homens São de Marte… As Mulheres São de Lua! é uma homenagem despretensiosa e divertida do ator Maciel Silva ao universo feminino, que ele demonstra conhecer com habilidade e, sobretudo, ter muito carinho. Quem vê o espetáculo dá boas risadas, sem deixar de refletir e concordar com muitas das lutas das mulheres. Este é um mérito e tanto desta comédia.

Siga @macielsilvareal

Se Os Homens São de Marte… As Mulheres São de Lua, com Maciel Silva

Avaliação: Muito Bom ✪✪✪
Crítica por Miguel Arcanjo Prado

Quando e onde ver: De 6 a 27 de maio. Sextas-feiras, às 21h. Ingressos: R$ 60 inteira, R$ 30 meia. Na Casa Aguinaldo Silva de Artes – Rua Major Sertório, 476, Vila Buarque, metrô República ou Santa Cecília, São Paulo, tel. 11 98179-8804. Retire seu ingresso!

Blog do Arcanjo mostra camarim de Maciel Silva e cenas da comédia Se Os Homens São de Marte… As Mulheres São de Lua! pelo olhar de Rafa Marques

Blog do Arcanjo mostra quem aplaudiu estreia de Se Os Homens São de Marte… As Mulheres São de Lua!

Retire seu ingresso para a comédia Se Os Homens São de Marte… As Mulheres São de Lua, com Maciel Silva

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *