Marku Day celebra 75 anos de Marku Ribas com megashow em BH

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Mineiro de Pirapora, o cantor e compositor Marku Ribas (1947-2013) é um dos grandes nomes da música que perdemos precocemente e que precisa ser conhecido e reverenciado pelas novas gerações. Também percussionista, ator e dançarino, além de importante voz contra o racismo e a desigualdade, ele completaria 75 anos se ainda estivesse entre nós.
Para celebrar a efeméride e sua obra, acontece em Belo Horizonte, nesta quinta (19), a partir das 21h, na Autêntica, o Marku Day, um megashow.
A organização, com muita garra e afeto, é feita por suas filhas, Júlia Ribas e Lira Ribas, que contaram com financiamento coletivo para colocar o projeto de pé. As Irmãs Ribas se inspiraram no Fela Day, criado em homenagem ao lendário musico nigeriano Fela Kuti (1938-1997). Elas ainda estão à frente da organização e catalogação do precioso acervo deixado pelo pai. Para apoiar, entre em contato pela página oficial @markuribas no Instagram.
A noite terá inúmeras participações especiais de músicos que fizeram parte da trajetória de Marku Ribas e de outros que foram influenciados pelo mestre. “São mais de 20 músicos no palco pra homenagear a obra desse mestre dos ritmos e da ginga”, avisa Lira Ribas.
Noite imperdível!

O Blog do Arcanjo adianta os artistas participantes:
> Babadan
> Magnólia
> Brasilino
> Bloco Afro Magia Negra
> +Samba
> Diplomattas
> Roger Deff
> Marcelo Dai
> Marcelo Veronez
> Janamó
> Sérgio Pererê
> Alexandre Massau
> Pedro Morais
> BID
> Melvin Santhana
> Thiago El Niño
> Azzula
> Dj Black Josie
> Dj Yuga
> Adriano Campagnani
> Rodrigo Negão
> Nath Rodrigues
Acompanhados pela super banda:
Egler Bruno (guitarra)
Daniel Guedes (percussão)
Fred Jamaica (baixo)
Léo Pires (bateria)
Leonardo Brasilino (trombone)

Marku Day
19 DE MAIO
20:30 Abertura da Casa
21:00 Shows
02:00 Encerramento
Lote 1 MEIA / MEIA SOCIAL – R$50 *mediante doação de 1 kg de alimento não perecível
Lote 1 INTEIRA – R$100
Classificação Etária: 18 anos
Autêntica
Rua Álvares Maciel, 312 – Santa Efigênia – Belo Horizonte/MG
Insta: @autentica.bh
Ingressos: vendas somente online pelo site da Autêntica
SAC Bilheteria: [email protected]
Cartões de crédito e débito (não aceitamos cheques).
Possui área de fumantes e acesso para pessoas com deficiência.
Marku Ribas
Marco Antônio Ribas, nascido à beira do rio São Francisco, em Pirapora (MG) no ano de 1947, é conhecido por alguns como o “pai do Soul brasileiro”. Título que disputa com nomes como Tim Maia e Cassiano.
O artista é uma referência incontestável da música brasileira,com uma produção abrangente que inclui gravações ao lado de nomes como Erasmo Carlos, Curumin, João Donato e a banda Rolling Stones, participando como percussionista convidado da faixa Back to Zero, do álbum Dirty Work (1986).
Marco foi do tipo inquieto e à frente do seu tempo. Até hoje segue sendo admirado por artistas de gerações e segmentos distintos, a exemplo de BNegão (Planet Hemp) e o cantor Ed Motta.
Destaque também para a sua atuação política, como uma voz sempre combativa ao racismo e à desigualdade.
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.