Morre Milton Gonçalves, ator negro pioneiro e icônico da TV, teatro e cinema

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Morreu Milon Gonçalves, ator, aos 88 anos, no Rio de Janeiro, nesta segunda, 30 de maio, vítima de complicações após um AVC sofrido em 2020.

Um dos maiores nomes da história da televisão brasileira, o ator brilhou em novelas como Sinhá Moça, Pecado Capital e O Bem-Amado.

Artista negro pioneiro, ele lutou a vida inteira contra o racismo e por mais oportunidades para negros nas telas e palcos brasileiros.

O velório do artista foi marcado para 9h30 desta terça-feira (31) no Theatro Municipal, na Cinelândia, Rio de Janeiro.

A cerimônia será aberta ao público. Às 13h, o corpo do ator segue para o Cemitério do Caju, onde será cremado, segundo informou a família.

Natural de Monte Santo de Minas, Minas Gerais, onde nasceu em 1933, o ator foi tema do samba-enredo da escola carioca Acadêmicos de Santa Cruz neste ano.

Ele fez mais de 25 peças de teatro, entre elas Eles Não Usam Black-Tie e Arena Conta Zumbi, no histórico Teatro de Arena.

No cinema, atuou em 72 filmes, como nos indicados ao Oscar O Beijo da Mulher Aranha e O Que É Isso Companheiro?, e no clássico do cinema novo Cinco Vezes Favela.

Na TV, atuou em 76 diferentes produções, a grande maioria na Globo, onde integrou o primeiro time de atores contratados da emissora.

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *