Búzios Cine Festival acontece de 23 a 26 de junho no balneário fluminense
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Um dos balneários mais emblemáticos do país e que encantou a atriz francesa Brigitte Bardot nos anos 1960 recebe a 26ª edição do Búzios Cine Festival. O evento é realizado entre os dias 23 e 26 de junho, em Búzios, no litoral fluminense.
Filmes inéditos serão exibidos no Gran Cine Bardot, que leva o nome da turista ilustre e que chegou a ser fechado na quarentena, onde o público poderá assistir às sessões retirando os ingressos 30 minutos antes do início das exibições.
As sessões populares estarão de volta no tradicional cinema ao ar livre na Praça Santos Dumont, no Centro, e este ano ganha mais um espaço de exibição: na Praça Cem Braças, ampliando assim o circuito, de forma a proporcionar mais acesso às pessoas que vivem neste bairro e arredores.
Para a abertura do Festival, na quinta-feira, dia 23 de junho, foi selecionado o longa-metragem francês O Próximo Passo, de Cédric Klapisch, o filme mais visto na França em sua semana de estreia.
Segundo os diretores do Búzios Cine Festival Vilma Lustosa e Mario José Paz, “é um prazer, após esses dois anos de pandemia, poder voltar a proporcionar a Búzios, seus moradores e visitantes, uma atmosfera cinematográfica como a cidade merece, com produções de qualidade e diversidade, de realizadores e talentos tão importantes para a cultura em geral. Como diz o nosso slogan: cinema é a nossa praia.”
O Búzios Cine Festival é uma realização do CIMA, do Gran Cine Bardot e da FUNARJ – Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Governo do Estado do Rio de Janeiro e conta com apoio Institucional da Prefeitura de Búzios – Secretaria de Turismo.
O Blog do Arcanjo adianta a programação completa:
26º Búzios Cine Festival
Programação
Gran Cine Bardot
23 de junho – quinta-feira
20h – O próximo passo, de Cédric Klapisc
24 de junho – sexta-feira
17h30 – Ladrão Americano, de Miguel Silveira
19h – Minha Família Perfeita, de Felipe Joffily
21h – Golias, de Frédéric Tellier
25 de junho – sábado
17h30 – Rio de Ouro, de Sarah Dupont e Reuben Aaronson
19h – Las Siamesas, de Paula Hernandez
21h – O bom patrão, de Fernando León de Aranoa
26 de junho – domingo
17h30 – Mostra Curtas:
O Peixe, de Natasha Jascalevich
Ouro para o bem do Brasil, de Gregory Baltz
À Margem do Universo, de Tiago Esmeraldo
As novas aventuras do Kaiser, de Marcos Magalhães
Única Saída, de Sérgio Malheiros
19h – Um Herói, de Asghar Farhadi
21h – O próximo passo, de Cédric Klapisch
Praça Santos Dumont
24 de junho – sexta-feira
19h – Encanto, de Byron Howard e Jared Bush
21h30 – Amor Sublime Amor, de Steven Spielberg
25 de junho – sábado
19h – Sonic 2, de Jeff Fowler
21h30 – Medida Provisória, de Lázaro Ramos
26 de junho – domingo
18h – Meu Amigãozão, de Andrés Lieban
19h30 – 4×100 – Correndo por um sonho, de Tomas Portella
Praça Cem Braças
25 de junho – sábado
18h – Meu Amigãozão, de Andrés Lieban
19h30 – 4×100 – Correndo por um sonho, de Tomas Portella
26 de junho – domingo
18h – 31 Minutos, de Alvaro Díaz e Pedro Peirano
19h30 – Correndo Atrás, de Jefferson De
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.