CineOP tem shows de Marina Sena, Volta Belchior, Brisa Flow, Potyguara Bardo, Festa Junina e Cortejo da Arte

Marina Sena está na programação de shows da 17ª CineOP em Ouro Preto – Foto: Annelize Tozetto – Blog do Arcanjo

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Vai ter Marina Sena, Volta Belchior e Festa Junina para esquentar o clima da 17ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, que acontece de 22 a 27 de junho na cidade histórica mineira. Além disso, também estão programados o tradicional Cortejo da Arte, com congado mineiro, além da multiartista Potyguara Bardo e de Brisa Flow. O Blog do Arcanjo adianta a programação para os amantes do audiovisual sacudirem o esqueleto na cidade histórica.

Sesc Cine Lounge Show

Em parceria com o Sesc em Minas, o ponto de encontro da CineOP será no Sesc Cine Lounge Show, com programação diária, em dois palcos instalados no Centro de Convenções – palco lounge e palco principal para apresentação de DJs e shows. Tem também o Bar da Mostra para bebidas e delícias gastronômicas e o Cine-Café 3 Corações para atender o público e realização das atividades culturais e artísticas.

Os cineastas M’byas Guaranis Kuaray (Ariel Ortega) e Pará Yxapy (Patrícia Ferreira), homenageados na 17ª CineOP – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo

No dia 22 (quarta-feira) será inaugurada a exposição “Preservar, Transformar, Persistir”, no hall do Centro de Artes e Convenções de Ouro Preto, a partir das 18h, para dar às boas-vindas aos participantes da 17ª CineOP. Serão painéis e estruturas com imagens, fotos e textos sobre as temáticas do evento. Temática Preservação: “Memória Audiovisual no Brasil: Resistência e Resiliência no Tempo”; Temática Histórica: “Cinemas Indígenas: Memórias em Transmissão” e Temática Educação: Cinemas e Educações: Diálogos”, além de um destaque para os homenageados deste ano: Kuaray (Ariel Ortega) e Pará Yxapy (Patrícia Ferreira).

Brisa Flow – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo

No dia 23 (quinta-feira), às 19h30, na Praça Tiradentes, será realizada a abertura oficial da 17ª CineOP com performance audiovisual que apresenta em sons, imagens e movimentos os eixos centrais da CineOP – Temática Preservação: “Memória Audiovisual no Brasil: Resistência e Resiliência no Tempo”; Temática Histórica: Cinemas Indígenas: Memórias em Transmissão” e Temática Educação: “Cinemas e Educações: Diálogos”. E logo após, a partir das 21h30, será aberto o Sesc Cine Lounge Show, no Centro de Artes e Convenções, para apresentações musicais e shows todas as noites durante o evento.

Com o tema “Tributo a Mãe Natureza”, a primeira noite conta com as apresentações da DJ Kingdom e de Brisa Flow. Thaís Alvim (Kingdom) é uma mulher preta DJ e produtora nascida, criada em Contagem na região metropolitana de Belo Horizonte (MG). Seu projeto musical consiste no estudo & mix de ritmos variados da cultura musical negra brasileira e mundial. Ela é DJ da girlgang belohorizontina ‘FENDA’, e também é uma das precursoras dos projetos Baile Room e Bronka.

Na sequência, é a vez de Brisa Flow. A artista recebeu influências desde criança da música e cultura dos povos andinos através dos seus pais artistas chilenos. Iniciou sua carreira no Hip Hop em Belo Horizonte frequentando batalhas de rap. Sua música traz mensagens sobre sua vivência de mulher ameríndia periférica na América Latina.

No dia 24 (sexta-feira), a partir das 21h30, começa a “Noite das Águas” com o som animado da DJ Kingdom e o show de Marina Sena. Gostoso de ouvir e bom para dançar: esta é a síntese do álbum de estreia da carreira solo da cantora mineira, “De Primeira” – uma mistura de música pop com um som genuinamente brasileiro. Com um repertório sobre desejo, romance e paixão, Marina sobe ao palco apresentando um talento impressionante para compor e um timbre autêntico – que lhe rendem prêmios e o reconhecimento de ser “o mais novo melhor acontecimento na música brasileira”.

Volta Belchior – Foto: Fernando Rabelo/Divulgação – Blog do Arcanjo

No dia 25 (sábado), as atrações animam o público logo cedo. É o dia do tradicional Cortejo da Praça, às 11h30, com saída da Praça Tiradentes até chegar ao Cine Vila Rica. Será um passeio contagiante com a regência e a animação de bandas, grupos e artistas convidados, numa mistura de ritmos e sonoridades que vão alegrar moradores, turistas e o público em geral. O cortejo contará com a participação dos grupos Bloco do Zé Pereira, Bloco Zé Bastião, Estandarte Cia. de Teatro, Contador de Histórias Xibil, Fanfarra Desembargador Horácio Andrade, Quadrilha Pé de Moleque, Guarda de Congo Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia, Guarda de Moçambique Santa Efigênia e Personagens da Turma do Pipoca.

E à noite, a partir das 22h, é hora de curtir a “Festa do Fogo e Brasa” com o som do DJ Pátrida e show do “Bloco Volta Belchior”, no Sesc Cine Lounge Show. Pátrida é artista, produtor musical e cultural, pesquisador de raridades e alguns pops da música mundial, visando sempre a cultura musical brasileira, mas também flerta com as influências americanas e africanas, com sets intuitivos, passeando por diversos estilos e vertentes sonoras. Criado em 2016, no boêmio bairro Santa Tereza em Belo Horizonte, o “Bloco Volta Belchior” tem o compromisso de perpetuar e difundir a obra do artista cearense. Em seus shows, eles interpretam mais de 20 canções do Belchior adaptadas para ritmos carnavalescos, além de algumas músicas com as melodias originais. Desde sua fundação, o sucesso do Bloco cresce ano a ano, acompanhando o interesse cada vez maior pela obra de Belchior.

No dia 26 (domingo), às 12h30, no Centro de Convenções acontece o lançamento de livros. É uma ampla seleção que inclui 35 livros (26 títulos impressos e 9 e-books) voltados para conteúdos de cinema e educação. A lista completa de todos os livros, autores e editoras está disponível no site www.cineop.com.br

À tarde, às 15h, no Cine-Teatro, no Centro de Artes e Convenções, o programa é para a criançada com a realização da Mostrinha com a exibição do filme “Poropópó”, de Luis Antonio Igreja, seguido de show de mágica com a Família Kradyn.

E às 18h, no Sesc Cine Lounge Show, começa a noite “Fartura da Terra” com a inédita Festa Junina da CineOP onde o forró vai ‘comer solto’, com apresentações de quadrilhas, barraquinhas de comes e bebes, barraca de brincadeiras, brindes e muita alegria. As atrações no domingo contam com o DJ David, as quadrilhas “Pé de Moleque”, Quadrilha “Xorey Largardu” e show Candonguêro de São João.

Potyguara Bardo – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo

No dia 27 (segunda), Para fechar a programação da Mostra de Cinema de Ouro Preto, na segunda à noite, dia 27 de junho, a noite “Novos Ventos” começa às 21h, com apresentações do DJ Pátrida e show de Potyguara Bardo, persona performática da multiartista que canta, atua, dubla e compõe. Natural do Rio Grande do Norte, inspirou-se em Rupaul’s Drag Race. Seu nome explica suas origens: Potyguara vem da etnia indígena Potyguara e Bardo vem do livro “A Experiência Psicodélica”, de Timothy Leary.

*O Blog do Arcanjo viajou a convite da CineOP. Colaborou David Godoi.

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *