Vingança, O Musical é aplaudido por estrelas no Teatro Raul Cortez

Elenco de Vingança celebra volta do musical de Anna Toledo no Teatro Raul Cortez aplaudido por estrelas – Foto: Rafa Marques – Blog do Arcanjo

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Fotos RAFA MARQUES
@rafamarquesfotografo_jpg

Musical que marcou época e abriu caminhos para a dramaturgia nacional nove anos atrás, Vingança, de Anna Toledo com músicas de Lupicínio Rodrigues, está de volta a São Paulo, no Teatro Raul Cortez, na Bela Vista.

A sessão para convidados, realizada na última segunda, 27, levou grandes nomes dos palcos para a plateia, como Claudia Raia, Jarbas Homem de Mello, Miguel Falabella e Kiara Sasso, para aplaudir a história melodramática ambientada em um Brasil do passado, mas com elenco renovado.

Retire seu ingresso para Vingança!

A autora e atriz Anna Toledo ao lado das colegas de elenco no seu musical Vingança Maria Bia e Lola Fanucchi – Foto: Rafa Marques – Blog do Arcanjo

Do elenco original, além da autora, Anna Toledo, estão também em cena Jonathas Joba e Sergio Rufino. Os novatos na história, repleta de reviravoltas, amores e traições, são os atores Danilo de Moura, Maria Bia e Lola Fanucchi, formando um time sintonizado em cena.

Praticamente uma década depois, o musical ganha novos olhares e significados no encontro com o novo público. Afinal, muitas coisas aconteceram na sociedade brasileira desde então.

E é justamente buscar essa nova comunicação o motivo que levou Anna Toledo a remontar o espetáculo que lhe abriu portas na dramaturgia de musicais — é dela o excelente texto de Conserto para Dois, com Claudia Raia e Jarbas Homem de Mello, musical em turnê de sucesso pelo país. Na época da primeira montagem, o musical Vingança virou também um álbum musical, que virou ícone cult.

Neste Brasil desmemoriado, muita gente não sabe quem foi Lupicínio Rodrigues (1914-1974), grande nome da MPB, sobretudo do gênero samba-canção, criador da expressão “dor de cotovelo”, que até hoje persegue aqueles que sofrem por um amor perdido. Entre seus sucessos do músico negro e gaúcho revisitados no musical estão Nervos de Aço, Nunca, Ela me Disse Assim e a canção-título, Vingança.

Retire seu ingresso para Vingança!

Guilherme Terra é o diretor musical de Vingança, na qual também vive o Sr. Maestro – Foto: Rafa Marques – Blog do Arcanjo

Quem cuida da direção musical mais uma vez é Guilherme Terra, que define o gênero do qual Lupicínio Rodrigues foi expoente como “a sofrência dos anos 1950”. Ele lembra que até ser reverenciada por nomes como os irmãos Maria Bethânia e Caetano Veloso, o gênero dor de cotovelo era mal visto pela crítica e sofria preconceito.

A obra conta com os músicos Guilherme Terra, ao piano, Jeferson de Lima, no violão, e percussão de Ricardo Berti, além do pianista alternante Piero Damiani.

O diretor do musical Vingança, André Dias: sucesso no Teatro Raul Cortez – Foto: Rafa Marques – Blog do Arcanjo

André Dias, que dirige o espetáculo, afirma que a obra torna-se ainda mais pungente em 2022, sobretudo por abordar o machismo, o abuso e a hipocrisia da sociedade brasileira.  “Pode ser mais intenso, pode ser mais incômodo, mas é um risco que vale a pena correr”, diz, sem medo de tocar em feridas sociais com este belo e renovado espetáculo musical.

Vingança
Quando: Sexta e sábado, 21h; domingo, 16h. Até 28/8/2022
Onde: Teatro Raul Cortez (513 lugares) – Rua Dr. Plínio Barreto, 285, Bela Vista, São Paulo, tel. 11 3254-1631.
Retire seu ingresso para Vingança!

Blog do Arcanjo mostra atores do musical Vingança no camarim do Teatro Raul Cortez pelo olhar do fotógrafo Rafa Marques

Retire seu ingresso para Vingança!

Blog do Arcanjo mostra quem aplaudiu musical Vingança pelo olhar do fotógrafo Rafa Marques

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *