Eike Batista é tema de filme dirigido por Andradina Azevedo e Dida Andrade: Eike – Tudo ou Nada
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
A trajetória de sucesso e derrocada de Eike Batista, um dos mais bem-sucedidos executivos brasileiros — ao menos no passado —, que já ostentou o título de sétimo homem mais rico do mundo, virou enredo de cinema.
No filme Eike – Tudo ou Nada, dirigido e roteirizado por Andradina Azevedo e Dida Andrade, dois dos mais talentosos cineastas da nova geração, o ex-marido da modelo Luma de Oliveira é vivido pelo ator Nelson Freitas – a semelhança física com o ex-bilionário impressiona.
Completam o elenco nomes como Carol Castro, Marcelo Valle, Bukassa Kabengele, Juliana Alves, Xando Graça, Jonas Bloch e André Mattos.
Baseado no livro homônimo da jornalista Malu Gaspar, a obra tem previsão de estreia nas telonas para o dia 22 de setembro deste ano, com distribuição da Paris Filmes.
Do topo à queda
De acordo com a Revista Forbes Brasil, em 2012, a fortuna de Eike Batista era estimada em 30 bilhões de dólares. Contudo, o fundador e presidente do grupo EBX foi preso em 2017, em um desdobramento da Operação Lava Jato.
No mesmo ano, tornou-se réu pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. Já em 2020, o empresário fez um acordo de colaboração junto ao Ministério Público Federal, o qual foi homologado pelo Supremo Tribunal Federal.
A maré negativa continua na vida de Eike Batista. De acordo com o site UOL, A Justiça Federal determinou a penhora de mais de R$ 3,6 bilhões de seus bens, em 20 de junho de 2022. A Juíza Bianca Stamato Fernandes, da 5ª Vara Federal de Execução Fiscal do Rio de Janeiro, atendeu a um pedido da Fazenda Nacional. O dinheiro será utilizado para cobrir o processo de falência da mineradora do empresário, intitulada MMX, com sede em Minas Gerais.
Colaborou Michele Marreira
Blog do Arcanjo mostra o trailer de Eike – Tudo ou Nada
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.