Satyros aposta no realismo fantástico em nova peça, Os Condenados

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
A efervescente companhia de teatro Os Satyros chega com uma novidade cênica: a estreia da peça Os Condenados, dia 6 de agosto, no palco do Espaço dos Satyros na Praça Franklin Roosevelt, 214, região central da capital paulista.
Outra curiosidade é que, diferente do trabalho que o grupo vinha realizando, desta vez, os atores embarcam no realismo fantástico com personagens-pássaros em cena. A peça conta a história de um mundo dominado por pombos falantes, que partem da Praça dos Condenados, em São Paulo, para todos os continentes.
O texto é assinado pela dupla imbatível Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez – responsável pela direção do projeto. O elenco conta com os nomes Andre Lu, Anna Kuller, Beatriz Medina, Eduardo Chagas, Henrique Mello, Julia Bobrow, Luís Holiver e Marcia Dailyn.

“O texto nos leva para um universo mais metafórico, menos realista, e buscamos muitas referências tanto em cinema, quanto em literatura e teatro, referências mais góticas, mais surrealistas também, para nossa encenação. Acho que é um espetáculo bastante diferente do que temos feito nos últimos tempos, estamos buscando caminhos muito interessantes”, destaca o diretor e autor, Rodolfo García Vázquez.
A montagem navega em duas instâncias: no microcosmo, que é a cabeça da protagonista, uma mulher solitária às voltas com seus fantasmas; e no macrocosmo, numa visão política que fala do coletivo, das sociedades. Por meio da metáfora da dominação mundial dos pássaros, a peça fala da propagação de um movimento conservador e reacionário global, em nosso tempo.
Colaborou Michele Marreira
Os Condenados
Onde: Espaço dos Satyros – Praça Franklin Roosevelt, 214, Consolação, SP.
Quando: 06 de agosto até 25 de setembro de 2022. Sextas e Sábados, às 21h. Domingos às 19h.
Quanto: R$ 20,00 (meia) a R$ 40,00 (inteira) – Retire seu ingresso!
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.