Orquestra Ouro Preto faz tributo a Vander Lee com participação da filha e do irmão do cantor

Concerto reúne músicas do disco O Balanço do Balaio, lançado por Vander Lee em 1999
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Ele cantava que “romântico é uma espécie em extinção”. E tinha toda razão. A Orquestra Ouro Preto presta tributo ao cantor e compositor Vander Lee (1966 – 2016) em concerto que promete tocar o coração do público no dia 7 de agosto, às 11h, no Grande Teatro do Sesc Palladium, em Belo Horizonte. A cantora Laura Catarina, filha de Vander Lee, e o irmão do cantor, Marcos Catarina, são presenças confirmadas na homenagem.
Cantar as músicas do meu pai com a Orquestra Ouro Preto é a realização de dois sonhos ao mesmo tempo! Sempre amei orquestra e sua potência, sua grandiosidade sonora. Meu pai tinha o sonho de ouvir suas músicas com arranjos de orquestra e não pôde realizar em vida, então, considero um privilégio representá-lo nesse sonho realizado.
Laura Catarina
cantora e filha de Vander Lee
Sob a regência do Maestro Rodrigo Toffolo, que afirma que o compositor levou a música mineira além das montanhas do estado, o trabalho resgata um dos discos mais emblemáticos de Vander Lee: No Balanço do Balaio, lançado em 1999. Os sambas bem-humorados e as baladas românticas que compõem o álbum ganham versões orquestradas, com arranjos assinados por Marcelo Ramos.
No Balanço do Balaio tem uma diversidade rítmica enorme e além de maravilhoso, o disco é uma ode à mineiridade. Retrata o cotidiano da capital mineira com uma poética sensível, intensa e popular, de maneira que nenhum outro compositor fez. Suas letras demonstram uma intimidade com uma cidade e cultura, com uma musicalidade genuinamente brasileira.
Maestro Rodrigo Toffolo
Regente da Orquestra Ouro Preto
No Balanço do Balaio traz o sotaque mineiro em letras e versos que passam por temáticas do cotidiano da cidade, como o trajeto ao trabalho em ônibus lotado, apelidado pelos belo-horizontinos de “balaio”, as torcidas dos times do coração até os encontros românticos. O álbum revelou a essência de suas composições, o violão refinado e o intérprete sensível que partiu precocemente em 2016.
Quem foi Vander Lee
Conhecido como um dos compositores mais talentosos de sua geração, o belo-horizontino Vander Lee (1966 – 2016) trouxe para a cena musical brasileira seu olhar poético e original, ao longo dos seus 17 anos de carreira. Começou tocando em bares da capital mineira e aos poucos foi introduzindo seu repertório autoral, se apresentando pelos teatros da cidade e interior. Em 1996, ganhou o segundo lugar no festival ‘Canta Minas’, com a música ‘Gente não é cor’. Esse foi o impulso para o artista produzir seu primeiro CD, independente. Em 1998, a convite da cantora Elza Soares fez participações nos shows dela em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador. A partir daí gravou com outros grandes nomes da MPB, como Zeca Baleiro, Rita Ribeiro, Emilinha Borba, Leila Pinheiro e Nando Reis. Músicas de sua autoria foram gravadas por Maria Bethânia, Gal Costa, Fábio Júnior e outros intérpretes. Foi autor de sucessos como “Românticos”, “Iluminado” e “Esperando Aviões”. Sua discografia conta com 10 discos e 2 DVDs. Os filhos herdaram o talento para a música e deram continuidade ao seu trabalho. Em 2021, foi lançada a música “A vida não são flores”.
Orquestra Ouro Preto: Vander Lee
Dia: 7 de agosto de 2022, domingo, às 11h.
Local: Grande Teatro do Sesc Palladium – Rua Rio de Janeiro, 1046, Centro – Belo Horizonte
Classificação: Livre para todas as idades.
Ingressos: https://bileto.sympla.com.br/event/75362/d/150996
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.