Caetano Veloso faz 80 anos como artista fundamental ao Brasil
Autor de obra monumental, cantor e compositor baiano Caetano Veloso sempre defendeu a liberdade e a democracia com vida e obra dedicada à cultura brasileira
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Foto BOB SOUSA
@bobsousa
A Bahia, o Brasil e o mundo nunca mais foram o mesmo, nem sua cidade natal, Santo Amaro da Purificação, depois do dia 7 de agosto de 1942. Naquele dia, em plena Segunda Guerra Mundial, nascia um artista que semearia a paz: Caetano Emanoel Viana Teles Veloso, ou simplesmente Caetano Veloso, que celebra 80 anos neste domingo. Gênio da música popular brasileira e dono de obra monumental, ele tornou-se artista fundamental ao país ao se misturar à sua história e brindar nossa cultura com pérolas que vão da Tropicália, forjada por ele ao lado de nomes como Gilberto Gil, Gal Costa, Nara Leão e Tom Zé, a discos fundamentais, sobretudo os da safa dos anos 1970, como o cinquentão Transa. Artista consciente de seu papel político, Caetano Veloso também sempre esteve presente em todas as questões em defesa de um Brasil plural, justo e democrático, livre de tiranos covardes com seus podres poderes. Artista com A maiúsculo fundamental ao Brasil, Caetano Veloso merece ser celebrado, aplaudido e reverenciado ontem, hoje e sempre. O Blog do Arcanjo presta esta singela homenagem ao grande homem, ao grande artista, ao grande baiano, ao grande brasileiro chamado Caetano Veloso em seus 80 anos, desejando muita saúde, amor e paz ao nosso amado artista. Afinal, não dá para imaginar o Brasil sem Caetano Veloso.
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.