O drama O Deus de Spinozaestreou com casa cheia e sob fortes aplausos no Teatro Itália Bandeirantes, na República, região central de São Paulo, em uma noite de defesa da democracia e da liberdade de pensamento. A obra escrita por Régis de Oliveira tem direção de Luiz Amorim, que também integra o elenco ao lado de Bruno Perillo, Mateus Carrieri, Roberto Borenstein e David Kullock. A MV Produções é a responsável pela montagem. A obra ainda tem time criativo poderoso, com figurinos de João Pimenta, iluminação de Cesar Pivetti, cenografia de Evas Carretero e direção musical de Marcus Verissimo, em cena ao lado dos músicos Margot Lohn e Gabriel Ferrara.
Com alto teor histórico e filosófico, a obra se passa em Amsterdã, nos Países Baixos, em 1677, e é narrada por Jan Rieuwertsz (Mateus Carrieri), amigo do protagonista, Baruch de Spinoza (Bruno Perillo), que resolve confrontar a religiosidade judaica e acaba sendo julgado por um tribunal de rabinos (David Kullock, Luiz Amorim e Roberto Borenstein).
De modo inteligente, o texto de Régis de Oliveira reflete sobre a liberdade de expressão e de pensamento, a separação entre Igreja e Estado e valoriza os princípios da democracia e da República.
A obra ganha ainda maior importância justamente por ser encenada nestes dias em que o Brasil precisa revalorizar seu pacto democrático diante de ameaças institucionais às vésperas das eleições, o que reforça ainda mais a importância do espetáculo e de seu conteúdo. A estreia acontece na mesma semana em que o Brasil reforça seu pacto com a democracia no ato na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (USP).
A montagem ainda faz parte da revitalização do Teatro Itália Bandeirantes, que recupera a importância do icônico palco no centro paulistano, agora sob administração de Vicente de Freitas, e também do histórico apoio do Grupo Bandeirantes à cultura nacional.
O Deus de Spinoza pode ser visto às quartas e quintas, sempre às 20h. Lembrando que o Teatro Itália Bandeirantes fica na Avenida Ipiranga 344, no subsolo do Edifício Itália. Retire seu ingresso!
O Blog do Arcanjo acompanhou de perto os bastidores da estreia de O Deus de Spinoza e mostra como foi nas fotos de Rafa Marques.
Artistas de O Deus de Spinoza recebem o Blog do Arcanjo no camarim do Teatro Itália Bandeirantes
Blog do Arcanjo mostra quem aplaudiu estreia de O Deus de Spinoza no Teatro Itália Bandeirantes
O ator Rubens Chachá aplaudiu O Deus Spinoza no Teatro Itália Bandeirantes – Foto: Rafa Marques – Blog do ArcanjoEvaristo Martins de Azevedo, advogado e crítico, aplaudiu O Deus Spinoza no Teatro Itália Bandeirantes – Foto: Rafa Marques – Blog do ArcanjoO administrador do Teatro Itália Bandeirantes Vicente de Freitas aplaudiu O Deus Spinoza – Foto: Rafa Marques – Blog do ArcanjoOs executivos Kadu Morais e Melissa Fernandes aplaudiram O Deus Spinoza no Teatro Itália Bandeirantes – Foto: Rafa Marques – Blog do ArcanjoO diretor Tom Arruda aplaudiu O Deus Spinoza no Teatro Itália Bandeirantes – Foto: Rafa Marques – Blog do ArcanjoAs assessoras Helo Cintra e Ju Paie, da Pombo Correio, aplaudiram O Deus Spinoza no Teatro Itália Bandeirantes – Foto: Rafa Marques – Blog do ArcanjoFabio Camara, produtor cultural, aplaudiu O Deus Spinoza no Teatro Itália Bandeirantes – Foto: Rafa Marques – Blog do ArcanjoMiguel Arcanjo Prado, jornalista, diretor do Prêmio Arcanjo e crítico da APCA, aplaudiu O Deus Spinoza no Teatro Itália Bandeirantes – Foto: Rafa Marques – Blog do ArcanjoO produtor cultural David Godoi aplaudiu O Deus Spinoza no Teatro Itália Bandeirantes – Foto: Rafa Marques – Blog do ArcanjoKyra Piscitelli, jornalista e crítica da APCA, aplaudiu O Deus Spinoza no Teatro Itália Bandeirantes – Foto: Rafa Marques – Blog do Arcanjo
Blog do Arcanjo mostra imagens de O Deus Spinoza no Teatro Itália Bandeirantes
Cena de O Deus de Spinoza – Foto: Rafa Marques – Blog do ArcanjoCena de O Deus de Spinoza – Foto: Rafa Marques – Blog do ArcanjoCena de O Deus de Spinoza – Foto: Rafa Marques – Blog do ArcanjoCena de O Deus de Spinoza – Foto: Rafa Marques – Blog do Arcanjo