Musical Clube da Esquina – Os Sonhos Não Envelhecem estreia em Minas e segue para Rio e São Paulo
Estreia nacional será na capital mineira em 19 de agosto
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Protagonizado pelo astro dos musicais Tiago Barbosa como Milton Nascimento, o musical Clube da Esquina – Os Sonhos Não Envelhecem chega aos palcos com direção de Dennis Carvalho em Belo Horizonte, nesta sexta (19), no Sesc Palladium, no centro da capital mineira, onde cumpre temporada até 28 de agosto (retire seu ingresso).
Depois, o musical faz sessão única em Ipatinga, Minas Gerias, em 2 de setembro, no Centro Cultural Usiminas. Aí, parte para estrear no no Rio de Janeiro, no Teatro Riachuelo, em 9 de setembro, ficando em cartaz até 23 de outubro (retire seu ingresso). Já a temporada em São Paulo tem estreia marcada para 28 de outubro, no Teatro Liberdade, onde fica em cartaz até 6 de novembro (retire seu ingresso).
Cada vez se torna mais real e estamos cada vez mais próximo da nossa estreia. Coração pulsando pela emoção, responsabilidade e o amor de contar essa história desses rapazes, jovens sonhadores… amigos. O amor, na sua essência mais pura e legítima. Fazer música sempre vai ser um desafio! Fazer sucesso é para poucos e marcar uma geração é apenas para os escolhidos.
Tiago Barbosa
ator intérprete de Milton Nascimento no musical Clube da Esquina – Os Sonhos Não Envelhecem
O espetáculo celebra os 50 anos do disco Clube da Esquina, lançado em LP em 1972 em álbum duplo eleito recentemente o melhor já produzido pela música popular brasileira. A estreia do espetáculo em Belo Horizonte tem um sabor especial. Afinal, foi na década de 1960 que os integrantes do que seria o Clube da Esquina se tornaram amigos na capital mineira.
A turma começou com Milton Nascimento, Wagner Tiso, Márcio Borges e Marilton Borges. Depois, ainda na década de 1960, chegaram Fernando Brant, Ronaldo Bastos, Lô Borges e Beto Guedes. Também participaram do LP outros compositores – mineiros e cariocas, além de músicos de outras partes do Brasil.
O musical Clube da Esquina – Os Sonhos Não Envelhecem é baseado no livro Os Sonhos Não Envelhecem, de Márcio Borges.
Dirigi Elis – A Musical, e mudou a minha vida, simples assim. Dizem que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar, mas estou sendo uma feliz ‘vítima’ dessa coincidência incomum, com esse novo convite da Márcia Dias e da Marilene Gondim para encenar Clube da Esquina – Os Sonhos Não Envelhecem. Elis e Milton são o meu Clube da Esquina.
Dennis Carvalho
diretor
Marcia Dias (Buenos Dias), Marilene Gondim (MRG) são coprodutoras e Fernando Campos (Grupo Prisma) é produtor associado de Clube da Esquina – Os Sonhos Não Envelhecem.
O trio produziu o sucesso Elis – A Musical, que lançou a atriz Laila Garin ao estrelato nos palcos como Elis Regina. Na ocasião, Fernando era sócio da Aventura Entretenimento.
Quem assina a dramaturgia é Fernanda Brandalise. “Um grupo de jovens, em Minas Gerais, sonhava em mudar o mundo com música. Contaremos, no palco, como surgiu o Clube da Esquina”, revela a autora de apenas 27 anos.
Elenco
A escolha do elenco aconteceu em etapas online e presencial. Mais de 1.000 pessoas de todo o Brasil participaram das audições. Quinze atores e atrizes foram escolhidos para o musical protagonizado por Tiago Barbosa, que fez O Rei Leão em São Paulo e em Madri, na Espanha.
São 24 canções, uma banda com cinco músicos e uma equipe criativa que faz parte da história do teatro, da TV e do audiovisual brasileiros, como: Marília Carneiro – figurinista; Maneco Quinderé – iluminador; Alexandre Kassin – diretor musical; Keller Veiga – cenógrafo; Antônio Negreiros – diretor de movimento; Vanessa Veiga – diretora de elenco; Olivia Ferreira e Pedro Garavaglia – Design / Videografismos, entre outros.
Despedida
O musical Clube da Esquina – Os Sonhos Não Envelhecem acontece paralelamente à última turnê de Milton Nascimento, que anunciou aposentadoria após a série de shows A Última Sessão de Música.
“Eu jamais poderia encerrar essa parte da minha vida, de tantos anos na estrada, sem homenagear aqueles que me acompanham esse tempo todo: os fãs”, afirma Milton Nascimento, considerado um dos maiores músicos brasileiros de todos os tempos.
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.