The Royal Edinburgh Military Tattoo 2022
★★★★★ Ótimo
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
ENVIADO ESPECIAL A EDIMBURGO*
Uma experiência fantástica e extasiante. Assim é assistir ao megaespectáculo The Royal Edinburgh Military Tattoo – Voices, realizado para quase 10 mil pessoas que lotam as gigantes arquibancadas na esplanada do Castelo de Edimburgo na Escócia, Reino Unido.
O Blog do Arcanjo assistiu ao evento na última sexta, 26 de agosto, na antepenúltima apresentação deste verão, marcado pela retomada após três anos de ausência por conta da pandemia — a última edição havia sido realizada no verão de 2019.
Sob direção do neozelandês Michael Braithwaite, que imprime aos artistas em cena a precisão de um bom relógio britânico, o espetáculo mistura a tradicional parada militar a elementos das culturas tradicionais e pop não só da Escócia e do Reino Unido como um todo, como também de outras nações, como Estados Unidos e México. Ainda participam artistas da Suíça, Alemanha, Canadá, Austrália e Nova Zelândia.
Claro que não falta a clássica canção Scotland the Brave, que brilha e emociona profundamente quem a escuta, em meio a canções celtas e novidades pop. Com pouco mais de 90 minutos de duração, o megashow empolga várias vezes o público presente na arena gigante, que em muitos momentos lembra a estrutura dos sambódromos brasileiros — é inacreditável que o Brasil não utilize tais espaços para superproduções da cultura brasileira para um público de turistas, como Edimburgo faz muito bem. Homenagens às vítimas da pandemia e também da Guerra na Ucrânia, invadida pela Rússia, também emocionam os presentes.
O desenho de luzes também é espetacular, transformando a fortaleza histórica do Castelo de Edimburgo em um verdadeiro telão que dialoga com os diferentes momentos do show, cuja proposta é misturar tradição e inovação, conforme declarou seu diretor ao jornal The Scotsman. A retomada de um evento de multidões em meio à festa do retorno do Festival Internacional de Edimburgo, em sua 75ª edição, com seu efervescente Fringe, deixou escoceses e turistas com um sorriso largo no rosto e com a sensação de ver o frescor da vida reflorescer.
O evento militar, criado no pós Segunda Guerra Mundial, agora em seus 72 anos de vida, demonstra farta juventude e poder comunicativo com o aqui e agora, sem deixar de lado sua missão fundacional de unir os povos.
Para quem ficou desejoso de conhecer essa maravilha de presteza técnica e artística, o espetáculo voltará de 4 a 26 de agosto de 2023, no verão do hemisfério norte. Mas, este jornalista lhe dá uma boa notícia: os ingressos já estão à venda. Que tal planejar uma viagem a Edimburgo para o ano que vem?
The Royal Edinburgh Military Tattoo 2022
★★★★★ Ótimo
Avaliação pelo crítico Miguel Arcanjo Prado
no 75º Festival Internacional de Edimburgo
Acompanhe o Blog do Arcanjo no Festival de Edimburgo!
*O jornalista e crítico Miguel Arcanjo Prado viaja ao Festival Fringe no 75º Festival Internacional de Edimburgo, na Escócia, Reino Unido, a convite de Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI) e Invest SP.
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.