Leia a coluna mais lida e quente do teatro brasileiro
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Tantas emoções…
Marcia Dailyn emocionou profundamente o público em sua Gala 25 Anos de Formação – Uma Passagem no Tempo neste sábado no Centro de Referência da Dança, o CRD no Viaduto do Chá. Sua mãe, irmã e sobrinho, presentes na plateia diretamente de Jales, terra natal da artista, choraram copiosamente e subiram ao palco para abraçá-la. O público não conteve as lágrimas. Foi lindo.
VIPs
Prestigiaram Marcia Dailyn no CRD nomes como o humorista Paulo Vieira, o estilista Walério Araújo, além de atores como Thiago Mendonça, Sabrina Denobile, Henrique de Mello, Juan Manuel Tellategui, Dione Leal, Gustavo Ferreira, Elen Londero, Silvio Eduardo e Gabriel Loddi. Um sucesso.
Superpoderosas
Maiara Cicutt e Elisa Barboza fizeram bonito na produção da Gala 25 Anos de Formação – Uma Passagem no Tempo, de Marcia Dailyn. Ambas ficaram atentas a cada detalhe do espetáculo e deram todo o apoio para que o mesmo virasse realidade. Excelentes produtoras.
Placa
Marcia Dailyn quase caiu para trás quando o Centro de Referência da Dança lhe entregou placa comemorativa de seus 25 anos de carreira, que ressalta sua importância como primeira bailarina trans do Theatro Municipal de São Paulo. Há 25 anos, Marcia entrava para a Escola de Bailado do Theatro Municipal, então sob direção de Lucia Camargo, como primeira transexual a dançar na instituição. Histórica.
Pensamento
O dramaturgo Jhonny Salaberg está ao lado dos atores Giovana Soar e Ivam Cabral no time curatorial das atividades formativas do Mirada 2022, o Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas do Sesc São Paulo, realizado no Sesc Santos. Como eixo central, apostam em ações voltadas à discussões decoloniais. Ou seja, abrir nossos olhos para além da Europa.
Na boca do povo
O ator Renan Mattos anda colhendo aplausos fortes para sua interpretação como protagonista do musical Ney Matogrosso – Homem com H, em cartaz no 033 Rooftop. Vive o auge.
Coração a mil
Alcione saiu impactada esta semana do Teatro Sérgio Cardoso após ver Marrom, o Musical, espetáculo sob direção de Miguel Falabella. Ela ficou impressionada em ver sua vida no palco e elogiou o elenco talentoso. Ela merece.
Susto
Letícia Soares, uma das protagonistas de Marrom, o Musical, que celebra a trajetória de Alcione no Teatro Sérgio Cardoso, tomou um baita susto nos últimos dias. A atriz torceu o pé. Mas se recupera com a garra de uma heroína. Danada.
Peça do Gordo
Última peça dirigida e traduzida por Jô Soares, Gaslight – Uma Relação Tóxica entrou em cartaz no Teatro Procópio Ferreira. Estão no elenco Giovani Tozi, Erica Montanheiro, Mauricio Guilherme, Kéfera Buchman, Leandro Lima e Neusa Maria Faro. A produção reforça a importância que Jô Soares teve e tem no teatro brasileiro. Que bom.
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.