Evento do Sesc São Paulo ocupa Santos e região com espetáculos internacionais
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
ENVIADO ESPECIAL A SANTOS*
No mês em que o Brasil celebra o Bicentenário da Independência, nosso país ex-colonizador, Portugal, é o homenageado pelo 6º Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas do Sesc São Paulo, o Mirada 2022.
O evento começou no último dia 9 e vai até 18 de setembro com 36 peças de 13 países em dez dias de festival em Santos e região. Boa parte das atividades são realizadas no Sesc Santos, coração do evento que tem como parceiro a Prefeitura de Santos e a Prefeitura de Cubatão.
Diretor regional do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda lembra que a cultura “reduz fronteiras e fortalece diálogos” entre os povos. Ele lembra que o Mirada surgiu em 2010 “com o objetivo de apresentar experiências cênicas dos países da América Latina, Espanha e de Portugal, favorecendo diálogos entre criadores e público”. Para o executivo, o vento tem como fim “propiciar trocas e reflexões sobre heranças comuns e identidades particulares”.
O público da Baixada Santista confere em dez dias nove peças portuguesas e também espetáculos de lugares como Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Espanha, Equador, México, Peru, Portugal, Uruguai e Venezuela.
Entre as temáticas abordadas, estão o genocídio dos povos originários, a luta antirracista, os golpes militares na América Latina, o novo pensamento decolonial — presente nas atividades formativas propostas pela curadoria assinada por Giovana Soar, Ivam Cabral e Johnny Salaberg — e também a preservação do meio ambiente.
As peças brasileiras são representadas por produções de São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Sergipe. Também foram convidados pelo Sesc São Paulo ao evento programadores de festivais do Brasil e internacionais, além de veículos da imprensa especializada, entre eles o Blog do Arcanjo.
O evento ainda terá Salas de Dramaturgia Virtual, no qual escritores para o teatro compartilham com o público seus processos criativos, e rodas de conversa com temas em ebulição nos palcos e na sociedade. No Ponto de Encontro do Sesc Santos, se apresentam nomes como a DJ Cecyza e a banda Abacaxepa.
Confira a programação do Mirada 2022.
*O jornalista e crítico Miguel Arcanjo Prado viaja a convite do Sesc São Paulo e Mirada 2022.
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.