Travessia estreia em 10 de outubro na Globo escrita por Gloria Perez: saiba tudo da novela!

Nova trama das 21h estreia em 10 de outubro
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
A expectativa é grande para a nova trama de Gloria Perez na Globo, Travessia, que estreia em 10 de outubro, substituindo o sucesso Pantanal. O Blog do Arcanjo adianta todos os detalhes da trama.
Uma traição muda o destino de Guerra (Humberto Martins) e Moretti (Rodrigo Lombardi) na próxima novela das nove, que estreia no dia 10 de outubro, substituindo o sucesso Pantanal.
Os dois eram grandes amigos, além de sócios, mas cortaram relações quando Guerra descobriu que Moretti se envolveu com Débora (Grazi Massafera), mulher com quem pretendia se casar e por quem estava completamente apaixonado. Depois da briga e de todos os conflitos que dela decorrem, Moretti muda-se para Portugal e os dois nunca mais se falam.
No Brasil, Guerra segue a vida levando dessa história apenas a construtora, que quer fazer chegar ao posto de principal empresa no ramo da construção civil – pretexto para provar que não precisa do ex-sócio para ter sucesso – e a filha Chiara (Jade Picon), que registrou como sua, mas na verdade tem Moretti como pai biológico.
A jovem é a única faísca de amor depois de tanta decepção vivida por Guerra, por isso ele prefere manter o segredo sobre a paternidade do que perdê-la. “Eu sempre fui um cara que quis ser pai, ter uma família. Me casei aos 24 anos com essa intenção. Sempre adorei crianças e jovens, é muito simples e fácil para mim me relacionar com eles, então foi tranquilo construir essa relação com a Jade durante as preparações. Eu passei a amá-la como filha”, diz Humberto Martins.
Jade Picon
Chiara é o primeiro papel de Jade Picon na televisão como atriz. A personagem é uma jovem mimada, que não aceita os nãos que a vida possa vir a lhe dar. Jade detalha as características que mais diferem sua personalidade e a da filha de Guerra.
“Eu ainda estou descobrindo tudo o que eu e Chiara temos de semelhanças e diferenças. Mas, sim, temos algumas coisas em comum: somos duas garotas jovens e ligadas nas tendências. Uma coisa que estou aprendendo com a Chiara, e que eu admiro nela, é o fato de ser decidida. Ela dá a cara a tapa, acho muito bonito. Pode dar certo ou errado, mas ela faz sem medo. Essa é uma característica que eu não tenho muito”.
Dandara Mariana
Outra peça importante na trama da construtora Guerra é Talita (Dandara Mariana), que entra na empresa como assessora de Marketing. É a personagem quem abre as portas do local para Ari (Chay Suede), sem saber de seu interesse para reunir provas contra seu novo chefe. Ela é namorada de Gil (Rafael Losso), que acolhe o maranhense quando ele chega ao Rio de Janeiro.
“A Talita é uma mulher superantenada nas tendências, e ela está ali na empresa com a proposta de fazer o projeto do Guerra acontecer no metaverso. Eu estou aprendendo muito com ela. Tem sido muito desafiador. Tenho consumido muitos filmes e podcasts que abordam esses temas para me aprofundar no assunto”, antecipa Dandara Mariana.
Já Rafael Losso descreve suas impressões da novela e conta o que o público pode esperar: “O que já chama a atenção é a junção de Gloria e Mauro, dois vencedores do Emmy. E o público também vai ver personagens muito interessantes e bem desenvolvidos. Fazer o Gil, para mim, está sendo um encontro muito importante pelas trocas tanto com Chay Suede quanto com a Dandara Mariana”, diz.
Cássia Kis e Bel Kutner
Também trabalham na construtora Cidália (Cássia Kis) e Lídia (Bel Kutner). Cidália é o braço direito de Guerra e a pessoa que melhor o conhece. “A Cidália tem uma participação gigante na história dessa construtora. Ela participou da fundação da empresa ao lado do pai do Guerra, conhece tudo como a palma da mão. A preocupação dela é de proteger o patrimônio dessa empresa”, conta Cássia Kis.
Já Lídia é a secretária de Guerra. Uma profissional que não mede esforços para manter tudo em ordem por ali. “A Lídia é a voz do povo, que tudo sabe e vê. Mas ela não é tão ambiciosa, está mais preocupada com a vida pessoal dela. É o termômetro daquele ambiente, acompanha uma trama superimportante da novela”, entrega Bel Kutner.
Gloria Perez
A autora Gloria Perez destaca, ainda, mais algumas nuances da trama da construtora, que poderão ser percebidas pelo público ao longo dos capítulos. “Estou trabalhando no conflito de opiniões; esse é jogo da novela. Ao mostrar as pessoas muito humanas, você mostra as contradições delas. A minha ideia é mostrar como as relações se reconfiguram a partir do avanço das tecnologias. O que me chamou muito a atenção nessa tendência foi o metaverso. Essa nova maneira de perceber a realidade me interessa muito”, revela.
Portugal
Na vida nova em Portugal, Moretti está prestes a se casar com Guida (Alessandra Negrini), irmã de Leonor (Vanessa Giacomo) – justo a namorada a quem ele abandonou sem dar explicações quando toda a confusão da traição com Débora veio à tona. A ocasião do casamento é, por isso, uma enorme tribulação para as irmãs.
Enquanto Guida imagina que o caso de Leonor e Moretti é página virada para a irmã, a caçula fica profundamente abalada ao descobrir, já em Portugal, na ocasião da cerimônia, que o noivo de Guida é Moretti. “O interessante é ver que essas irmãs são unidas. Elas são órfãs, cuidaram uma da outra na infância. É uma coisa meio Nelson Rodrigues, elas se amam e se odeiam. Não tem muito filtro, é legal de ver”, explica Alessandra.
Já a intérprete de Leonor defende as intenções de sua personagem: “Eu não enxergo como uma vilania. A princípio não tem esse triângulo entre Guida, Moretti e Leonor. Tem um conflito que as irmãs vão viver e que, obviamente, cria uma situação. Mas não tem uma disputa”.
Noemia Costa dá vida à Inácia, funcionária da casa do casal Guida e Moretti e a responsável por fazer os mimos de Rudá (Guilherme Cabral), filho de Guida. A experiente atriz portuguesa faz seu primeiro papel na TV brasileira e descreve como tem sido este trabalho.
“Eu fui convidada pelo Mauro Mendonça Filho e eu tinha quatro projetos à frente, mas preferi trabalhar nesse. Não só pelo intercâmbio, mas pela experiência. Pela minha idade, sou sempre escolhida para fazer papeis de comédia e eu quis experimentar essa nova oportunidade. É um prazer estar aqui e dar vida à Inácia”, celebra Noemia Costa.
Travessia é criada e escrita por Gloria Perez, com direção artística de Mauro Mendonça Filho, direção de Walter Carvalho, Andre Barros, Mariana Richard e Caio Campos. A produção é de Claudio Dager e Tatiana Poggi; e a direção de gênero é de José Luiz Villamarim.
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.