Ruy Castro entra para a Academia Brasileira de Letras

Eleito com 32 votos, Ruy Castro assume a caderia nº 13 da Academia Brasileira de Letras – Foto: Reprodução – Blog do Arcanjo

Ruy Castro herda cadeira 13, de Sergio Paulo Rouanet, que morreu em julho

Ruy Castro é o novo imortal da Academia Brasileira de Leatras, a ABL. Ele foi eleito na última quinta-feira, 6 de outubro, em sessão no Petit Trianon definiu o novo ocupante da cadeira 13. Ele substitui Sergio Paulo Rouanet, que morreu 3 de julho, aos 88 anos, vítima de uma síndrome de Parkinson avançada, no Rio de Janeiro.

Ruy Castro, que é escritor e também jornalista, obteve 32 votos. Participaram da eleição 35 acadêmicos de forma presencial ou por carta. Os ocupantes anteriores da Cadeira 13 foram: Francisco de Assis Barbosa, Augusto Meyer, Hélio Lobo, Sousa Bandeira, Martins Júnior, Francisco de Castro, Visconde de Taunay e Francisco Otaviano.

O acadêmico eleito

Ruy Castro começou a sua trajetória profissional como repórter em 1967, no Correio da Manhã, do Rio, e passou vários veículos jornalísticos cariocas e paulistas. Em 1990, concentrou sua carreira em seus livros, sendo autor de biografias e livros de reconstituição histórica. Em 2022, recebeu o prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras.

Colaborou Carolina Fayad

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *