Espetáculo se inspira em histórias fantásticas e tradições da Ilha do Marajó, no Pará
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Após temporadas de sucesso em Belém, Rio de Janeiro e Curitiba, a peça Os Encantados do Sossego estreou sob fortes aplausos no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB-SP), em São Paulo. O solo traz a atriz Fernanda Thurann, da série Maldivas na Netflix, sob direção de Monique Sobral de Boutteville, também autora da dramaturgia ao lado de Edyr Augusto.
Repleta de ancestralidade, a obra navega pelas lendas e histórias fantásticas oriundas da Amazônia. A diretora do projeto realizou doutorado sobre a preservação dessas tradições, sobretudo da rica cultura marajoara.
O texto também tem um caráter autobiográfico de experiências familiares vividas na região. Minhas memorias hoje se confundem com as de Joana, não consigo mais dissociar inteiramente o que é memoria inventada, vivida e coletada.
Monique Sobral de Boutteville
Autora e diretora
Assim, o público acompanha a história de Joana, habitante da Casa do Sossego na Ilha do Marajó, na região da foz do Rio Amazonas, no Pará. Ao navegar pela história da própria família, ela une memória ao resgate de tradições ancestrais, revisitando mitos como do Boto, da Mulher Cheirosa e da Grande Cobra do Sossego, além de evocar divindades amazônicas como Iara, Matinta e Damiana.
Eu me identifico com a Joana em diversos aspectos. Talvez muito desse lugar de solidão me é bastante particular e essa ideia de crescer e se ver só no mundo. Essa rotatividade de pessoas e sentimentos que entram e saem de nossas vidas. Outro ponto de identificação é a força que ela tem de, mesmo nas adversidades, tirar algo bonito e valoroso.
Fernanda Thurann
atriz
A peça tem cenografia por Nando Lima e acessórios do artista-artesão Ronaldo Guedes, imporante ceramista marajoara, além de figurino de Rog Vasques (Maison Revolta). A trilha sonora original e direção musical são do músico Thiago Sobral, com paisagens sonoras gravadas com sons da floresta, além de tocar em cena ao lado de Lucas Fixel.
O Blog do Arcanjo acompanhou a estreia de Os Encantados do Sossego no CCBB-SP e mostra os bastidores e quem aplaudiu nas fotos de Jonatas Marques.
Retire seu ingresso para Os Encantados do Sossego
Blog do Arcanjo mostra bastidores da estreia de Os Encantados do Sossego no CCBB-SP
Os Encantados do Sossego
Data: 04/11 – 05/12/2022
Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo – CCBB São Paulo.
Endereço: Rua Alvares Penteado, 112, Centro. São Paulo – SP.
Horário: Sextas e segundas às 19h00 e sábados e domingos às 17h00.
Classificação etária: 10 anos.
Retire seu ingresso!
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.