Vera Holtz estreia peça Ficções no Teatro Faap sob fortes aplausos e famosos na plateia em SP

Ficções marca volta de Vera Holtz aos palcos de São Paulo após dez anos ausente
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Após dez anos de ausência, a atriz Vera Holtz retornou aos palcos de São Paulo com glória. Ela foi fortemente aplaudida pelo público que prestigiou a estreia de seu monólogo, Ficções, no Teatro Faap, em Higienópolis, onde a obra realiza temporada, antes da participação no 31º Festival de Curitiba. As sessões são sexta e sábado, 20h, e domingo, 18h. Retire seu ingresso!
O Blog do Arcanjo faz questão de valorizar quem apoia a cultura. Por isso, ressalta que Fições tem patrocínio de Boa Vista, Magalu, PWC e Dasa.

Paulista de Tatuí, Vera Holtz tem forte ligação com São Paulo, já que foi na cidade que ela se formou como atriz na Escola de Arte Dramática da USP e deu os primeiros passos na profissão. Ela se mudou para o Rio em 1975, para construir uma bem sucedida carreira na Globo, com novelas de sucesso como Mulheres Apaixonadas e Avenida Brasil. Desde os anos 1990, quando fez o sucesso teatral Pérola, de Mauro Rasi, ao lado de Sérgio Mamberti, ela mantém também um apartamento nos Jardins.
Best-seller israelense
Idealizada por Felipe Heráclito Lima, a peça Ficções tem texto e direção de Rodrigo Portella, inspirado no livro Sapiens, do filósofo israelense Yuval Noah Harari e best-seller que vendeu 23 milhões de cópias em todo o mundo.
Personalidades do teatro e da televisão fizeram questão de prestigiar o trabalho da consagrada atriz, que em 7 de agosto deste ano completa 70 anos de vida. Nomes como Jesuíta Barbosa, Mariana Ximenes, Lee Taylor, Luiz Amorim e Leandro Karnal e Mario Cesar Cortella estiveram na plateia e elogiaram a montagem.

‘Peça espatifada’
O espetáculo navega pela capacidade inventiva da humanidade, que não se cansa de criar outros mundos possíveis, instigando uma pergunta: essa construção de ficções é para nosso bem? A encenação propões uma “peça espatifada”, como define o diretor, com a liberdade de uma “jam session”, que é quando os músicos se unem para tocar de forma descompromissada.
Gosto muito desse recorte que o Rodrigo fez, de poder criar e descriar, de trabalhar com o imaginário da plateia. O desafio é essa ciranda de personagens, que vai provocando, atiçando o espectador. Não se pode cristalizar, tem que estar o tempo todo oxigenada.”
Vera Holtz
atriz
O Blog do Arcanjo acompanhou de perto a estreia de Ficções com Vera Holtz no Teatro Faap e mostra quem esteve por lá nas imagens do fotógrafo Rafa Marques.


























Ficções, com Vera Holtz
Quando: De 19 de janeiro a 26 de março de 2023; sextas e sábados, às 20h, e domingos, às 18h
Duração: 80 minutos
Onde: Teatro FAAP – Rua Alagoas, 903 – Higienópolis, São Paulo, tel. 11 3662-7233 / 97185-9332 (whatsapp)
Quanto: R$50 a R$150 – Compre seu ingresso!
Classificação: 12 anos
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.