Bete Coelho retorna aos palcos de São Paulo em obra dirigida por ela e Daniela Thomas
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Sala que vem se destacando em São Paulo pela qualidade de sua programação, o Teatro Unimed escolheu uma grande atriz para abrir seu ano. Considerada uma das melhores intérpretes de sua geração, Bete Coelho inaugura a temporada 2023 do espaço com a peça Molly-Bloom, personagem criada por James Joyce em seu icônico e centenário romance Ulysses, que estreia em 27 de janeiro e faz pré-estreias para convidados nesta quarta, 25. A direção é de Bete Coelho ao lado da igualmente premiada Daniela Thomas, com temporada até 26 de março. Retire seu ingresso!
Acompanha Bete Coelho em cena o ator Roberto Audio, outro nome de destaque dos palcos paulistanos, nesta montagem da Cia. BR116 com tradução de Caetano W. Galindo e codireção de Gabriel Fernandes. Em cena, Bete vive o fluxo de pensamento da personagem perseguida na história por grandes atrizes. Ela conheceu o texto de Joyce por meio de ninguém menos do que o poeta Haroldo de Campos, em um de seus famosos saraus com a nata da intelectualidade paulistana. Desde então, sonhava em viver Molly-Bloom nos tablados, conquista que agora leva a cabo.
Pensamentos noturnos
A dramaturgia mostra Leopold Bloom [Roberto Audio], que retorna à casa após flanar por cerca de 16 horas pelas ruas de Dublin, na Irlanda. Sua esposa, Molly Bloom [Bete Coelho], já está dormindo, ou finge estar. Ele, exausto, deita-se na cama com cautela para não a acordar e cai no sono. Molly, então, parte para sua odisseia mental, singrando o mar de seus pensamentos, repassando momentos cruciais de sua vida e de seus desejos.
Sexulidade feminina
A atriz e diretora Bete Coelho explica que, em Molly-Bloom, a Cia.BR116 decidiu não encenar apenas o célebre monólogo final, desencaixando-o do livro como um fragmento isolado. “Optamos por incluir na montagem trechos do episódio anterior, onde Leopold Bloom, finalmente sozinho depois de um dia longo e cansativo, se prepara para entrar na cama com a esposa que, ele sabe, cometeu adultério naquele dia”. Trata-se de um gesto aparentemente discreto, essa ligeira manipulação do texto que reconecta Molly e Bloom, mas com um efeito profundamente transformador. Trazer o final do capítulo anterior permite ao público conceber de maneira muito mais plena aquele mundo, aquelas pessoas e a integralidade do livro Ulysses. Bete Coelho também destaca o pensamento revolucionário da consciência e da sexualidade femininas presentes nas falas de Molly Bloom.
Programação de qualidade
A decisão de ter um clássico abrindo a programação 2023 não foi à toa. “O Teatro Unimed tem se consolidado na produção artística nacional como um espaço de alta qualidade, seja por sua programação consistente e plural, seja por seus elementos técnicos e de máximo conforto para o público. Incluir na rotina atividades culturais e de lazer, juntamente com familiares e amigos, é fator diretamente ligado à promoção da saúde mental e do bem-estar “, afirma Luiz Paulo Tostes Coimbra, presidente da Unimed Nacional.
Presente para São Paulo
São Paulo, assim, ganha um presente na semana de seu aniversário com a estreia de Molly-Bloom. “A semana do dia 25 de janeiro, data tão marcante para nós que amamos a cidade de São Paulo, tem se consolidado a cada ano como o período de início da programação do Teatro Unimed. Estamos muito orgulhosos de estrear a agenda 2023 com um espetáculo tão relevante, com profissionais altamente conceituados e aclamados pela crítica. Ao mesmo tempo, o Edifício Santos-Augusta está sempre totalmente aberto ao público que mora em São Paulo ou está de visita na cidade e que, além do Teatro Unimed, pode também usufruir da excelência do Perseu Coffee House, no térreo, e do Casimiro Ristorante dal Tatini, no quarto andar”, convida Fernando Tchalian, CEO da desenvolvedora Reud, controladora do Teatro Unimed.
Molly-Bloom
Teatro Unimed – Ed. Santos Augusta, Al. Santos, 2159, Jardins, São Paulo
Estreia: sexta-feira, 27 de janeiro de 2022, às 20h
Curta temporada: de 27 de janeiro a 26 de março de 2022 (não haverá espetáculo de 17 a 19 de fevereiro, Carnaval)
Horários: sextas e sábados, às 20h. Domingos, às 18h
Valores: Inteira – R$ 140,00 (plateia), R$ 100,00 (balcão). Meia-entrada – R$ 70,00 (plateia) e R$ 50,00 (balcão). Clientes Unimed têm 50% de desconto com apresentação da carteirinha. Descontos não cumulativos. Horários da Bilheteria: Sexta e sábado, das 12h30 às 20h30. Domingos, das 10h30 às 18h30.
Duração: 75 minutos
Classificação: 14 anos
Capacidade: 249 lugares
Gênero: Comédia dramática
Vendas pela internet: www.sympla.com.br/teatrounimed
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Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
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