Acadêmicos do Baixo Augusta deve arrastar mais de 1 milhão neste domingo como maior bloco do Carnaval de SP
Gigante da folia, Baixo Augusta celebra Gal Costa com convidados como Olodum e Marina Sena: ‘Atentos e Fortes’
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Apavora, mas não assusta. Está chegando a hora de o caldo ferver na descida da Avenida da Consolação. Está programado para este domingo, 12 de fevereiro, a partir das 14h, o desfile do Acadêmicos do Baixo Augusta, o maior bloco de São Paulo e vencedor do Prêmio Arcanjo de Cultura.
Pioneiro na folia de rua, o Baixo Augusta é também precursor na retomada do carnaval de rua na cidade após a pandemia, consagrando-se como verdadeiro baluarte do Carnaval de São Paulo.
A saída está marcada para a esquina da Avenida da Consolação com Avenida Paulista, com os trios descendo rumo à Praça Roosevelt. Tudo indica que o Baixo Augusta pode bater seu próprio recorde de maior bloco do Carnaval de São Paulo, colocando mais de 1 milhão de foliões na avenida.
Gal Costa, Olodum, Marina Sena, Sophie Charlotte, Céu e Tulipa Ruiz
A cantora Gal Costa, que morreu no ano passado, será homenageada com a presença da atriz Sophie Charlotte, que a interpreta no filme ainda inédito Gal Fatal.
O bloco afro baiano Olodum, que hipnotizou astros internacionais como Michael Jackson, Paul Simon, David Byrne e Jimmy Cliff, será o convidado de honra durante todo o percurso.
A cantora Marina Sena, sensação jovem da novíssima MPB e com quem Gal fez sua última gravação, Para Lennon e McCartney, vai cantar em celebração à tropicalista. Tulipa Ruiz, madrinha do Baixo Augusta desde seu início, e Céu também cantarão canções que marcaram a carreira da lendária cantora baiana e que fez de São Paulo seu lar nos últimos anos de vida.
Atentos e fortes
É da música Divino Maravilhoso eternizada por Gal Costa que vem o tema deste ano: Atentos e Fortes. O bloco afirma “reiterar a necessidade de permanecer lutando frente às ameaças do golpismo fascista, em defesa da democracia, cultura, paz e diversidade, reforçando que a maior festa de expressão da cultura popular brasileira é também um ato político”. Afinal, como o Baixo Augusta sempre ensinou, arte é ocupar as ruas.
Rainha Negrini
A eternamente jovem Alessandra Negrini promete brilhar mais uma vez como a rainha do Baixo Augusta — sua fantasia é mantida em segredo, só sendo revelada na avenida.
Musa e muso
Outros que prometem hipnotizar os folioes são a musa Marcia Dailyn, primeira bailarina trans do Theatro Municipal e atriz da Cia. Os Satyros, e o estilista das famosas Walério Araújo, sempre o mais animado no desfile.
Porta-estandarte e MC
O porta-estandarte é o escritor Marcelo Rubens Paiva, ícone de uma geração com o livro clássico Feliz Ano Velho. Já Preta Ferreira, multiartista e ativista por moradia e atuante pelo MSTC (Movimento Sem Teto do Centro), foi convidada para ser a MC e anunciará as atrações e momentos do desfile, enquanto o povo se esbalda.
Bloco Acadêmicos do Baixo Augusta 2023
Quando: 12/02/2023 – 14h às 19h
Concentração: Rua da Consolação x Avenida Paulista
Trajeto: Rua da Consolação em direção à Praça Roosevelt, onde o bloco termina
Mais informações: Instagram do Baixo Augusta
Baixo Augusta, pioneiro da retomada do Carnaval de Rua em São Paulo
O Bloco Acadêmicos do Baixo Augusta foi fundado em 2009 por uma turma de amigos que reunia moradores e entusiastas do bairro para celebrar sua diversidade e revitalização enquanto território livre para manifestações culturais alternativas e para a boemia. A história do Bloco se confunde com o processo de retomada do carnaval de rua da cidade. Com uma postura ativista diante da necessidade de lutar
pelo direito ao lazer e ocupação das ruas, o Acadêmicos do Baixo Augusta se tornou o maior Bloco de carnaval de São Paulo com mais de 1 milhão de pessoas em seus desfiles. Para assegurar seu caráter público, gratuito e democrático, a brincadeira de amigos foi oficializada com a criação da Associação Cultural Bloco Acadêmicos do Baixo Augusta, ONG sem fins lucrativos que tem como missão promover a cultura, desenvolver e apoiar iniciativas de ocupação gratuita das ruas e de transformação da cidade.
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.