Carnaval 2023 Rio de Janeiro: Beija-Flor e Tuiuti são destaques no Prêmio Estandarte de Ouro
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
A Beija-Flor foi eleita a melhor escola do Grupo Especial, pelo júri do Estandarte de Ouro 2023, promovido pelos jornais O Globo e Extra. Mas quem levou mais categorias foi a Paraíso do Tuiuti, com quatro troféus: bateria, comissão de frente, samba-enredo e puxador (intérprete). O Blog do Arcanjo mostra os vitoriosos, que foram conhecidos nesta terça, 21 de fevereiro.
ESTANDARTE DE OURO 2023
GRUPO ESPECIAL
Escola – Beija-Flor
Bateria – Paraíso do Tuiuti
Comissão de frente – Paraíso do Tuiuti
Samba-enredo – Paraíso do Tuiuti
Puxador – Wander Pires, do Paraíso do Tuiuti
Ala de passistas – Vila Isabel
Prêmio Fernando Pamplona – abre-alas da Mocidade
Enredo – Imperatriz Leopoldinense
Ala – Chopinho de Olaria, da Imperatriz Leopoldinense,com as “Paisagens Sertanejas Mandacaru”
Ala das baianas – Grande Rio
Mestre-sala – Claudinho, da Beija-Flor
Porta-bandeira – Cintya, da Mangueira
Inovação – Drones da Portela
Revelação – Vitinho, mestre de bateria do Império Serrano
Personalidade – a ex-porta-bandeira Irene Silva, em deferência ao centenário da Portela
SÉRIE OURO
Escola – Unidos do Porto da Pedra. A vermelho e branco de São Gonçalo, que se apresentou na madrugada do último domingo na Sapucaí, trouxe o enredo “A invenção da Amazônia”, do carnavalesco Mauro Quintaes, mostrando a exuberância da floresta e fazendo um apelo pela sua preservação.
Samba-enredo – Lins Imperial, com “Madame Satã: resistir para existir”, dos compositores Paulo Cesar Feital, Claudio Russo, Mateus Pranto, Naldo, Genésio, Kiko Vargues, Jefferson Oliveira e Samuel Gasman.
Estandarte de Ouro
O Estandarte de Ouro é apresentado por FIT Combustíveis, com patrocínio de Invest.Rio e realização dos jornais O GLOBO e Extra. Desde 1972, o prêmio contempla a renovação, a criatividade e a emoção.
Acompanhe o Carnaval no Blog do Arcanjo!
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.