Mocidade Alegre é campeã do Carnaval São Paulo 2023 com samurai negro

Escola do bairro do Limão quebra jejum de nove anos com seu 11º título
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
A grande campeã do Carnaval SP 2023 é a Mocidade Alegre. Com disputa acirrada com a Mancha Verde, segunda colocada do grupo e vice-campeã, a definição ficou para a última nota do quesito fantasia, o 9º a ser lido na apuração desta terça-feira (21). Vão para o grupo de Acesso 1 em 2024 as duas últimas colocadas: Unidos de Vila Maria e Estrela do Terceiro Milênio.
O enredo campeão da Mocidade Alegre contou a história de um samurai negro. Yasuke, um moçambicano que integrou a comitiva jesuíta italiana, tornou-se o primeiro samurai negro da história do Japão. No projeto da Morada do Samba, desenvolvido pelo carnavalesco Jorge Silveira, a bravura e o espírito guerreiro de Yasuke é inspiração para jovens negros da contemporaneidade subverterem a lógica do racismo estrutural que mata e tornarem-se o que desejarem ser.

CARNAVAL SÃO PAULO 2023
GRUPO ESPECIAL – Classificação Final: Mocidade Alegre é a campeã
1º Mocidade Alegre – 270 pontos
2º Mancha Verde – 269,9 pontos
3º Império de Casa Verde – 269,9 pontos
4º Acadêmicos do Tatuapé – 269,9 pontos
5º Dragões da Real – 269,8 pontos
6º Tom Maior – 269,8 pontos
7º Independente Tricolor – 269,7 pontos
8º Águia de Ouro – 269,6 pontos
9º Gaviões da Fiel – 269,6 pontos
10º Barroca Zona Sul – 269,5 pontos
11º Acadêmicos do Tucuruvi – 269,4 pontos
12º Rosas de Ouro – 269,2 pontos
13º Unidos de Vila Maria – 269,1 pontos
14º Estrela do Terceiro Milênio – 269,1 pontos

GRUPO DE ACESSO 1: Vai-Vai é campeã; Camisa Verde e Branco é vice-campeã
Mais um troféu para a Bela Vista! Pela segunda vez na história, o Vai-Vai bate no grupo de Acesso e volta campeão para o grupo Especial, consagrado na apuração das notas desta terça-feira (21). O enredo campeão trouxe a busca pela imortalidade, contada através dos mistérios que permeiam a existência humana, da ciência e da religião. Originalmente apresentado em 2005, com desenvolvimento de Raul Diniz e samba entoado por Agnaldo Amaral, o projeto do Vai-Vai se consagrou vencedor em 2023 com Luiz Felipe como intérprete e uma comissão de carnaval responsável por desenvolver o desfile.


Outra escola tradicional que se classifica para o grupo Especial em 2024 é o Camisa Verde e Branco, vice-campeão no grupo com o enredo “Invisíveis”, na qual abordou as pessoas que não são enxergadas pelo poder público em nosso país e que constroem realmente nossa nação.
Neste ano, de acordo com as mudanças previstas em regulamento, duas escolas foram rebaixadas ao grupo de Acesso 2: X-9 Paulistana e Morro da Casa Verde.
Grupo de Acesso 1 – Classificação Final
Veja a classificação geral do grupo:
1º Vai-Vai – 270 pontos
2º Camisa Verde e Branco – 270 pontos
3º Nenê de Vila Matilde – 269,9 pontos
4º Mocidade Unida da Mooca – 269,9 pontos
5º Colorado do Brás – 269,4 pontos
6º Pérola Negra – 269,4 pontos
7º X-9 Paulistana – 269,2 pontos
8º Morro da Casa Verde – 269 pontos

GRUPO DE ACESSO 2: Torcida Jovem é campeã; Dom Bosco de Itaquera é vice-campeã
Com “Torcida Jovem está presente e canta nas águas de Mãe Iemanjá”, a Torcida Jovem se consagrou campeã do grupo de Acesso 2 no Carnaval SP 2023. O desfile que garantiu a vaga da agremiação no Acesso 1 em 2024 só perdeu um décimo do total das notas. Se a história do Carnaval faz intersecção com elementos de religiões de matriz africana e a própria fé, a trajetória da Torcida Jovem também conversa com a devoção à Mãe D’água, orixá cujo ponto de força é o mar. Presente nas arquibancadas santistas, na representação visual da torcida e nas músicas entoadas pelo grupo, Iemanjá foi homenageada pela agremiação.

Dom Bosco de Itaquera, vice-campeã do grupo, também sobe ao grupo de Acesso 1 em 2024. Com as mudanças previstas em regulamento, voltam ao grupo Especial de bairros da UESP as últimas 3 colocadas do Acesso 2: Brinco da Marquesa, Unidos de Santa Bárbara e Leandro de Itaquera. Ascendem ao grupo de Acesso 2 a campeã e a vice-campeã da UESP: Unidos de São Lucas e Unidos de São Miguel.
Grupo de Acesso 2 – Classificação final
1º Torcida Jovem
2º Dom Bosco de Itaquera
3º Unidos do Peruche
4º Primeira da Cidade Líder
5º Camisa 12
6º Imperador do Ipiranga
7º Uirapuru da Mooca
8º Imperatriz da Pauliceia
9º Amizade Zona Leste
10º Brinco da Marquesa
11º Unidos de Santa Bárbara
12º Leandro de Itaquera
DESFILE DAS CAMPEÃS
Carnaval SP 2023 São Paulo
19h30 – Dom Bosco de Itaquera
20h15 – Torcida Jovem
21h00 – Camisa Verde e Branco
21h50 – Vai-Vai
22h40 – Dragões da Real
23h40 – Acadêmicos do Tatuapé
00h40 – Império de Casa Verde
01h40 – Mancha Verde
02h40 – Mocidade Alegre
Acompanhe o Carnaval no Blog do Arcanjo!
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.