Musical Kafka e a Boneca estreia no Teatro do Sesi-SP dirigido por Marllos Silva

Elenco de Kafka e a Boneca, musical escrito e dirigido por Marllos Silva no Teatro do Sesi-SP – Foto: Caio Gallucci/Divulgação – Blog do Arcanjo 2023

Espetáculo inspirado na história do escritor Franz Kafka tem ingressos gratuitos

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Nome fundamental do teatro musical brasileiro, Marllos Silva assina roteiro e direção da primeira adaptação para o formato musical de Kafka e a Boneca, espetáculo baseado em fatos reais vividos pelo autor tcheco Franz Kafka há cem anos.

A obra estreia no Teatro do SESI-SP, em São Paulo, em 5 de março, com temporada com ingressos gratuitos de quinta a domingo. Produzido pela Marcenaria de Cultura, Rega Ínicio Produções e com realização SESI-SP, a peça tem Daniel Rocha na direção musical.

Um Kafka diferente

Embora muito conhecido por suas obras modernistas, pouco se sabe acerca da história de Kafka com a garotinha que o fez redescobrir sentidos e motivações para voltar a escrever, dando mais cor aos meses que antecederam sua morte.

Foi durante um passeio pelo parque de Steglitz, em Berlim, junto de sua companheira Dora, que ele se viu tocado pela tristeza de uma criança que havia perdido sua boneca preferida. As lágrimas sentidas da pequena Lia Hillel, como é chamada na peça, acompanhadas de seus questionamentos inconformados, o fizeram pensar em formas de ajudá-la a superar sentimentos que lhe eram familiares, como a solidão e a melancolia.

Lançando mão de recursos lúdicos, criatividade e imaginação, Kafka, vivido por Marcos Lanza, se transforma no “carteiro de bonecas”, e passa a escrever cartas para Lia, papel em que as atrizes mirins Bibi Valverde e Isa Camargo se alternam.

Na tentativa de acalmá-la, ele cria a história de que sua boneca, Marielle, viajara pelo mundo em busca de sua própria jornada e, a cada correspondência, uma aventura diferente por lugares como Itália, China e o deserto do Saara, é detalhada. Tudo vai bem até que se vê diante de outro desafio: entender como finalizar essa história sem gerar novas frustrações na menina.

À frente da missão de, ao longo de 75 minutos, entreter, despertar e emocionar, refletindo mensagens  que podem ser levadas para a vida por pessoas de todas as idades, estão também os atores Marcel Octavio como o amoroso e permissivo pai Joseph Hillel, Renata Vilela como a firme e cautelosa mãe Berta Hillel e Giovanna Sassi como a sensível e espirituosa Dora Diamant. Completam o elenco Fernando Palazza e os swings Luiza Francabandieira e Rafael Aragão.

Inspiração em família

Para o produtor e criativo Marllos Silva, que teve a ideia de fazer o espetáculo há alguns anos ao ler o livro para a filha, todo o projeto é pautado em um grande cuidado com a vida e obra do artista. Embora baseada em um acontecimento real, a história não possui vestígios históricos, o que, em meio a muitas pesquisas, lhe permitiu uma construção mais aberta em torno dos fatos e personagens. Em uma delicada mescla de realidade e ficção, é possível identificar falas de Kafka, ditas pelo próprio em algum momento da vida, e vê-lo em uma versão mais “desconstruída” daquela conhecida.

A grande diferença das demais obras de Kafka para esta é que as demais são escritas sobre o olhar dele para o mundo, já este espetáculo fala sobre o Kafka. Para quem conhece sua história e a forma como ele se relacionou com a família, vê neste recorte de vida um homem diferente do imaginário que o mundo conheceu. De repente, o homem avesso a relações familiares e sem filhos, é visto completamente entregue em um esforço para curar a dor de uma criança da qual ele não tinha nenhuma relação.

Marllos Silva
diretor

As muitas camadas que giram em torno dessa relação ganham ainda mais força e sentido com a ajuda da trilha sonora, com letras divididas entre Silva e o diretor musical e arranjador Daniel Rocha, que revelou ter usado a cultura Klezmer, gênero de música não-litúrgica judaica, como fonte.

“A ideia de um Kafka que vive um drama pessoal intercalado com momentos de epifania por conta da perda de uma boneca sugere uma trilha sonora audaz. Suas referências tanto sefarditas como askenazitas e suas canções entoadas em iídiche foram a base para criar canções que contassem essa saga. E, ainda, a cada tema que um personagem ganha e cada desdobramento em leitmotiv que esse material é explorado, uma paisagem sonora do início do século 20 é disparada, envolvendo o público na atmosfera do parque onde a peça se desenrola. Trazendo, assim, luz e sons a um pós-guerra árduo e abrindo a temporada de sonhos!”

Daniel Rocha
diretor musical

Equipe criativa tarimbada

Abrindo a programação de espetáculos originais realizados pelo SESI-SP e com uma equipe de criativos renomada e premiada, o inédito e original “Kafka e a Boneca” a cenografia de Marco Lima, o figurino de Kleber Montanheiro, o desenho de luz de Tulio Pezzoni, o desenho de som de Tocko Michelazzo, o visagismo de Anderson Bueno, conta com a direção de movimento de Fabrício Licursi, a preparação de manipulação de bonecos de Lenita Ponce, a direção assistente de Marcelo Soldá, a direção musical assistente de Diego Salles e a produção executiva de Renata Alvim e Marllos Silva.

O SESI-SP é um grande fomentador de produções originais, apostando em novas visões artísticas por meio de projetos selecionados, anualmente, via Edital de Chamamento, assim como com a montagem inédita Kafka e a boneca, uma obra original, voltada para o público infantil, que aborda relações humanas, o mundo da imaginação e a forma com a qual lidar com a perda e o luto. 

A instituição desempenha uma fundamental mediação entre público e obra, proporcionando, muitas vezes, a primeira experiência com o teatro, aos mais diversos públicos, enquanto espaço de formação e usufruto. Escolas e grupos ocupam a plateia, com sessões exclusivas que acontecem sempre às quintas e sextas-feiras, durante o período de temporada do espetáculo. Uma atividade de lazer e sensibilidade, que reverbera no apreendimento de questões complexas, em consonância com os acontecimentos e temas discutidos na atualidade, sob a ótica lúdica e poética das crianças nas artes da cena.

SERVIÇO:

KAFKA E A BONECA

Local: Teatro do SESI-SP
Av. Paulista, 1313 – Jardins, São Paulo – SP

Temporada: 05 de março a 18 de junho
Sessões: Quintas e Sextas 11hs (exclusivas para escolas e grupos) | Sábados e Domingos 15hs
*Sessões com tradução e interpretação em Libras todos os domingos a partir de 12 de março.
*Sessões com Audiodescrição dias 19/03, 23/04, 19/05 (escola) e 18/06.

Ingressos: Gratuitos. Reservas antecipadas pelo site sesisp.org.br/eventos

As reservas abrem todas as segundas-feiras, a partir das 8hs, para as apresentações que acontecem na mesma semana. Acesse a página de eventos e verifique a disponibilidade.

Classificação: Livre

Duração: 75 minutos

Gênero: Musical

FICHA TÉCNICA:

Roteiro e Direção: Marllos Silva
Músicas e Direção Musical: Daniel Rocha
Cenários: Marco Lima
Figurinos: Kleber Montanheiro
Designer de Luz: Tulio Pezzoni
Designer de Som: Tocko Michelazzo
Visagismo: Anderson Bueno
Direção de Movimento: Fabrício Licursi
Preparação de Manipulação de Bonecos: Lenita Ponce
Assistente de Direção: Marcelo Soldá
Assistente de Direção Musical: Diego Salles
Produção Executiva: Renata Alvim e Marllos Silva
Assistentes de Produção: Luiza Tabet e Fábio Campos
Produção: Marcenaria de Cultura e Rega Ínicio Produções
Assessoria de Imprensa: GPress Comunicação | Grazy Pisacane
Realização: SESI-SP

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *