Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Xuxa completa 60 anos nesta segunda, 27 de março. A festa acontece desde este fim de semana em seu navio comemorativo, no qual reuniu amigos e fãs e realizou um show marcante para marcar seu aniversário. Nascida em 27 de março de 1963 em Santa Rosa, no Rio Grande do Sul, Maria da Graça Xuxa Meneghel é uma das maiores apresentadoras da história da televisão mundial e faz parte da vida de gerações de brasileiros. Em homenagem à eterna Rainha dos Baixinhos, o Blog do Arcanjo lembra alguns números e fatos impressionantes da carreira de Xuxa.
Sucesso fonográfico
Xuxa lançou 35 álbuns de estúdio e 23 de vídeo e vendeu mais de 50 milhões de cópias de discos, sendo a apresentadora de TV que mais vendeu discos no mundo. Os discos “Xou da Xuxa”, “Xegundo Xou da Xuxa”, “Xou da Xuxa 3” e “4º Xou da Xuxa” estão entre os álbuns mais vendidos na história do Brasil. Xuxa foi indicada seis vezes ao Grammy e ganhou duas delas.
Sucesso na TV
Xuxa apresentou 16 programas de TV. No Brasil, trabalhou na TV Manchete, TV Globo e Record TV. Nos anos 1990, teve programas não só no Brasil, como também na Argentina, Espanha e EUA, atingindo 100 milhões de espectadores diariamente, o que a torna a apresentadora brasileira de maior sucesso de todos os tempos.
Sucesso no cinema
Xuxa atuou em 21 filmes, tendo a impressionante bilheteria total de 37 milhões de espectadores. O filme “Lua de Cristal” vendeu 4,1 milhões de ingressos e é um dos filmes brasileiros mais assistidos de todos os tempos.
Sucesso nos negócios
Xuxa em 1991 e em 1993 entrou na lista revista americana Forbes como uma das celebridades mais bem pagas do mundo no ano, sendo a primeira latino-americana a entrar na lista da Forbes. Em 2019, o patrimônio líquido de Xuxa foi estimado em US$ 160 milhões de dólares, quase R$ 700 milhões na época.
Xuxa, 60 anos: veja a comemoração no Navio da Xuxa em fotos de Blad Meneghel
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.