★★★★ Crítica: Hamlet feito por atores com Síndrome de Down conquista coração do Festival de Curitiba

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
ENVIADO ESPECIAL AO FESTIVAL DE CURITIBA*
★★★★ Hamlet, do Teatro La Plaza (Perú)
Avaliação: Muito Bom
Ser ou não ser, eis a questão. A pergunta clássica da peça Hamlet, de William Shakespeare, ganhou novo significado no 31º Festival de Curitiba, com a encenação da icônica peça britânica pelo Teatro La Plaza, de Lima, no Perú. Mas, com um importante diferencial, o texto do dramaturgo inglês se mistura à vida e aos desafios de oito atores com síndrome de Down, o que renova o sentido da pergunta do protagonista.
E os artistas de Hamlet, peça que já passou pelo festival Mirada, em Santos, e também pelo Sesc em São Paulo, conquistaram definitivamente o público curitibano no Teatro Guairão, grande templo da cultura nacional no qual foram ovacionados nesta segunda, 27, e terça, 28, nas duas sessões lotadas que fizeram, incluindo a abertura do evento.
Antes de partirem para nova temporada em Lima e depois Portugal e França, por onde circularam por Curitiba, os atores de Hamlet foram aplaudidos com efusão. São eles: Octavio Bernaza, Jaime Cruz, Lucas Demarchi, Manuel García, Diana Gutierrez, Cristina León Barandiarán, Ximena Rodríguez e Álvaro Toledo.

Em tempos de exigência social por uma maior inclusão e representatividade, ver atores com síndrome de Down em cena em um dos maiores teatros do país e no maior evento das artes cênicas da América Latina é uma prova de que os novos tempos da pluralidade vieram para ficar.
A diretora e dramaturga Chela de Ferrari conduz os artistas em cena com um dos textos mais emblemáticos do teatro global acrescido da vivência singular desses artistas e seus desafios e superações diante do mundo que se esquece muitas vezes das palavras inclusão e diversidade. E esta releitura fantástica que renova o clássico, jogando nova luz a um velho texto conhecido.
E se o teatro se coloca no lugar de propor novos mundos possíveis, essa versão de Hamlet surge com uma potência inquestionável. Se faltava artistas como esses no palco, agora eles estão aí, dando o texto de forma inigualável, criando um novo código com o público e se deliciando no baile final com os espectadores, trazidos por eles para o palco. Os direitos humanos para todas as existências ganham importante aliado neste formidável espetáculo.
Hamlet vai passando pelo corpo dos atores, que vão desconstruindo visões sobre o personagem e sobre eles mesmos. O personagem é ressignificado por aquele elenco, inclusive na cena do famoso monólogo ou também na belíssima cena da morte de Ofélia.
Em Hamlet do Teatro La Plaza, novos sentidos se produzem, assim como novas possibilidades de existências. E que bom que um festival de teatro com sensibilidade, como o Festival de Curitiba, torna isso palpável e possível.
★★★★ Hamlet, do Teatro La Plaza (Perú)
Avaliação: Muito Bom
Crítica por Miguel Arcanjo Prado
*O jornalista e crítico Miguel Arcanjo Prado viajou a convite do Festival de Curitiba.
+ Festival de Curitiba no Blog do Arcanjo!
Veja a programação do Festival de Curitiba e reserve seu ingresso!
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.