Voz de Gal Costa vai emocionar público do espetáculo Chão no Festival de Curitiba
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
ENVIADO ESPECIAL AO FESTIVAL DE CURITIBA*
A voz de Gal Costa, cantora que o Brasil perdeu no final de 2022, promete emocionar o público que ver o espetáculo de dança carioca c h ãO no 31º Festival de Curitiba, sob direção de Lucía Russo e Marcela Levi.
“Durante o espetáculo, temos a Gal conversando com a Tina Turner, o Vogue conversando com o Soul”, avisa Lucía.
A obra, que faz relação com as teclas do piano, como portais para entradas em outras músicas, para apresentar uma dança diversa. O espetáculo será apresentado no Teatro da Reitoria, nesta quinta, 30 de março, e sexta, 31, dentro da Mostra Lucia Camargo.
As divisões rítmicas das músicas que se encaixam umas às outras foram fonte de inspiração para o estudo de obras fonográficas pelas diretoras que durou quase um ano.
Elas associaram as músicas de épocas distintas, como Chiquinha Gonzaga e musicais dos anos 1950, para criar uma encenação original.
“Estes movimentos artísticos tem um distanciamento, mas eles se conectam”, explicou Marcela. Ela contou que a peça aposta na percepção destas semelhanças por parte do público, ao transacionarem estas músicas em cena.
Para ela, o estremecer das ondas sonoras dos tiros, do sapateado e dos fogos de artifício são meios de demonstrar a força do invisível. A dramaturgia não linear proposta por c h ãO também passa pela idade dos dançarinos, que têm entre 19 e 60 anos dando, à peça a possibilidade de um encontro intergeracional misturado à percussão musical. “A diferença nos acrescenta”, disse Marcela Levi.
Um exemplo é a participação especial do dançarino Walter Pinheiro do Soul, de 60 anos. Marcela contou que Walter trouxe ao espetáculo uma “fragilidade” que atores mais jovens não carregam em si. “Promover um espaço intergeracional é um exercício democrático que nos interessa”, concluiu.
Colaborou Luiz Felipe Caldarelli, da Agência de Notícias Festival de Curitiba
c h ãO – Mostra Lucia Camargo
Quando: dias 30 e 31 de março, às 20h30 no Teatro da Reitoria (Rua XV de Novembro, 1299).
A classificação16 anos. Contém nudez.
Duração: 50′
Ingressos: www.festivaldecuritiba.com.br – No Shopping Mueller (Piso L3).
Valores: R$ 80 e R$ 40 (meia)
*O jornalista e crítico Miguel Arcanjo Prado viajou a convite do Festival de Curitiba.
+ Festival de Curitiba no Blog do Arcanjo!
Veja a programação do Festival de Curitiba e reserve seu ingresso!
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.