Atriz com deficiência, Jessica Teixeira transforma olhares preconceituosos na peça E.L.A no Festival de Curitiba

Jessica Teixeira no 31º Festival de Curitiba © Annelize Tozetto – Agência Daniel Sorrentino – Blog do Arcanjo 2023

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Por Luiz Felipe Caldarelli
Da Agência de Notícias Festival de Curitiba

Foi durante um desabafo entre amigos que a atriz cearense Jéssica Teixeira expressou, pela primeira vez, a vontade de levar aos palcos o desconforto que sente a respeito de como as pessoas a olham. O apoio dos colegas foi o estímulo que fez nascer o espetáculo “E.L.A”.

“Eu sentia uma coreografia nos olhares das pessoas”, contou Jéssica, durante a coletiva de imprensa, que aconteceu nesta quarta-feira, 5, na Sala Jô Soares, no Hotel Mabu. “Os olhares que vão e voltam, que olham e fingem não olhar”, explicou

Em cartaz na Mostra Lucia Camargo do Festival de Curitiba, com sessões nos dias 6 e 7 de abril, às 20h30, no Sesc da Esquina, a peça mostra o amadurecimento da narrativa de Jéssica sobre suas deficiências por meio de algumas linguagens artísticas, incluindo as artes plásticas. “Em cena há uma escultura feita a partir dos moldes do meu corpo, mas sem a cabeça, pé, mãos, e a cintura está cortada”, descreve ela, a respeito de um artefato que fica pendurado no teto ao longo da encenação.

Em 2018, enquanto fazia mestrado, Jéssica se deparou com algumas “crises artísticas” que a fizeram repensar as “urgências” de uma pessoa com deficiência. “Eu saí de toda noção de maioria para entender o que era fazer parte de uma minoria.”

Mais de 20 pessoas que ao longo do tempo trabalharam com a atriz se juntaram a ela no novo projeto, que vai muito além de uma percepção pessoal sobre o corpo humano.

Por isso, a atriz já chegou a receber mensagens de agradecimento pelo impacto que o espetáculo teve na vida de quem assistiu. “Uma pessoa me agradeceu, em uma mensagem, por pela primeira vez ter tido a coragem de ir à praia usando biquíni”.

Serviço:
O que: E.L.A, no 31.º Festival de Curitiba
Quando: 06 e 07/04/2023 às 20h30
Onde: Sesc da Esquina (Visconde do Rio Branco, 969)
Valores: R$ 80 e R$ 40 (mais taxas administrativas)
Classificação: 14
Ingressos: www.festivaldecuritiba.com.br e na bilheteria física exclusiva do Shopping Mueller (piso L3), de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 14h às 20h
Este espetáculo com com audiodescrição

*O jornalista e crítico Miguel Arcanjo Prado viajou a convite do Festival de Curitiba.

+ Festival de Curitiba no Blog do Arcanjo!

Veja a programação do Festival de Curitiba e reserve seu ingresso!

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *