Natalia Beukers faz do guia de espetáculos Infoteatro um aliado de artistas e espectadores do teatro | Entrevista do Arcanjo
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
A atriz e comunicadora Natalia Beukers vem se destacando cada vez mais como importante aliada do teatro brasileiro com seu site Infoteatro.
A profissional se destacou durante a pandemia ao entrevistar mais de cem personalidades das artes cênicas, o que se desdobrou em uma coluna na Vogue Brasil para tratar dos palcos e na criação, em agosto de 2022, do site Infoteatro, um guia online de espetáculos em cartaz em São Paulo e no Rio de Janeiro, as duas principais praças teatrais do Brasil.
O espaço busca suprir uma forte carência de um espaço que consiga reunir as peças que podem ser vistas. Afinal, com o fim dos guias dos principais jornais — a grande imprensa deixou o teatro de lado, o que deu força a veículos independentes que cobrem o setor, caso deste Blog do Arcanjo —, o público e a classe artística ficaram desorientados na hora de saber o que ver.
Pois o site é justamente um importante aliado neste momento do espectador, na hora da decisão de ir ao teatro e de qual peça assistir, fornecendo as informações necessárias. Nesta empreitada, conta com a colaboração dos produtores teatrais, que podem cadastrar seus espetáculos em sua plataforma de forma gratuita.
Nesta exclusiva Entrevista do Arcanjo, Natalia Beukers celebra a recente reformulação do site, conta as novidades do Infoteatro e ainda reflete sobre os rumos das artes cênicas e da comunicação.
Leia com toda a calma do mundo.
Miguel Arcanjo Prado – Qual é a missão do Infoteatro?
Natalia Beukers – Ser um canal que desperte o teatro como grande possibilidade de ferramenta de transformação na vida de cada um, promovendo o acesso do público aos espetáculos em cartaz, a partir de informações práticas e de fácil acesso; a valorização e divulgação dos profissionais da área teatral, a partir das entrevistas; e o conhecimento, de forma criativa e dinâmica, dos meandros do universo teatral. Na noite em que criei o perfil do Infoteatro no Intagram (@infoteatro_), em abril de 2020, estava movida por um único pensamento: “Vou ficar feliz se, um dia, perceber que atraí pessoas para o teatro”. Esta ainda continua sendo a nossa missão.
Miguel Arcanjo Prado – Quais as novidades desta nova fase do Infoteatro?
Natalia Beukers – Desde 2021 venho desenvolvendo o site do Infoteatro – um guia online de peças em São Paulo e Rio de Janeiro. Percebi que, por mais que o público queira ir ao teatro, há uma dificuldade imensa de buscar por informações dos espetáculos em cartaz, encontrar uma peça que realmente gere interesse a determinado espectador. O projeto do site foi lançado em agosto do ano passado. No entanto, a novidade, é a reformulação completa da plataforma! Agora há diversas novas funcionalidades: além da busca por peças, propriamente, o usuário consegue encontrar um espetáculo buscando por teatros – isto é, há uma área “Explorar Teatros”, em que o espectador encontra a programação de cada sala de espetáculos. Há, também, a possibilidade de fazer a busca a partir de mapa que mostra as peças em cartaz nos respectivos bairros, ou seja, aquela que esteja em cartaz mais perto de você e ainda o caminho para chegar até lá – tudo à inteira disposição para dar comodidade a quem quer ir ao teatro. No mais, é possível saber quais peças estão nos “Últimos Dias”, para que não se perca nenhum espetáculo que se deseja assistir, e quais peças estão para estrear “Em Breve”. Outra novidade importante é que, agora, há a “Área do Produtor”, isto é, o produtor tem acesso às peças que ele cadastrou no site e, assim, será possível realizar quaisquer ajustes necessários, como, por exemplo, a mudança no horários de alguma apresentação. Por fim, há outras ideias já em desenvolvimento… Spoiler: a área do espectador, para facilitar ainda mais a experiência de quem quer ir ao teatro. Novidades em breve…
Miguel Arcanjo Prado – Natalia, você é uma atriz que virou comunicadora e agora publisher. Como foi essa transição?
Natalia Beukers – Na verdade, não sei se se trata de uma transição, mas sim, de um complemento. Não deixei de ser atriz e quero continuar essa carreira, razão de tudo isso. Quando iniciei o projeto do Infoteatro, durante a pandemia, em abril de 2020, não imaginei que acabaria entrevistando mais de 100 profissionais da área teatral, que me tornaria colunista da Vogue para escrever sobre teatro e, muito menos, que criaria um guia online de peças teatrais. No entanto, hoje percebo que tudo está interligado. Se não fosse atriz, não teria iniciado nenhum desses projetos, pois tudo começou a partir de minhas indagações como profissional da cena. Além disso, a partir de entrevistas que realizei, notei que a carreira do artista de teatro no Brasil é muito incerta e, diria, diversificada… Como disse a grande Vera Holtz, em entrevista que gravamos para a Vogue: “Eu acho que nós somos múltiplos, não precisa rotular ninguém. Temos uma multiplicidade de pontos de vistas sobre as coisas. E, ainda, multiplicidade de identidades… eu acredito nisso.”
Miguel Arcanjo Prado – Em sua visão, como o teatro pode aprimorar sua relação com a Comunicação?
Natalia Beukers – Pergunta difícil… Normalmente eu mesma faço essa indagação nas entrevistas do Infoteatro, por, ainda, não ter formulado uma resposta. Mas, vamos lá… Se pararmos para pensar, teatro é Comunicação entre pessoas, ao vivo e em cores, sem intermediários. O ponto fundamental, a meu ver, é como o teatro pode se adequar aos novos tempos para, justamente, comunicar-se de maneira mais efetiva com o público deste tempo, isto é, como o teatro afeta, verdadeiramente, o espectador do século 21. Sinto que estamos em um período muito peculiar; período de transição da Comunicação, para algo que ainda não podemos nomear ou antecipar os limites. O pós-pandemia nos abriu várias possibilidades de entendimento do mundo; o crescimento das redes sociais, a ascensão do TikTok, por exemplo, fez a Comunicação, de certa forma, alterar seu rumo… Além disso, falando agora, especificamente, das artes dramáticas, o advento das séries, pelo mundo todo, cresceu vertiginosamente. Isto é, intuo que estejamos nessa transição e que, em alguns anos, poderemos entender melhor tudo o que aconteceu e, assim, rever paradigmas da Comunicação e, consequentemente, do Teatro. Mas o teatro, essa arte milenar, permanecerá enquanto houver necessidade de interação humana. Pois não é isso que o teatro proporciona?
Miguel Arcanjo Prado – Exatamente. E como tem sido a resposta da classe artística e do público ao site?
Natalia Beukers – Tem sido bastante positiva e crescente! Quanto à divulgação do projeto, ainda há muito trabalho a ser feito. Mas, de modo geral, quando as pessoas têm conhecimento do site, ficam muito animadas e percebem o quanto esse “serviço” pode ser útil. Ouvi muitos dizerem da dificuldade de encontrar as informações dos espetáculos, lamentos a respeito do fim dos bons e velhos guias de teatro dos jornais, com informações de todos os espetáculos em cartaz e que não existem mais. Portanto, sinto que o guia de peças do Infoteatro, parafraseando a incrível atriz Ilana Kaplan, “é de bom tom” para o interessado em teatro – tanto como classe artística, tanto como público. Acredito muito neste projeto, em seu potencial de aproximação ao teatro. E, por acreditar, pretendo, cada vez mais, dividi-lo com o público.
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.