Gabriel Louchard renova mágica no Brasil e se une a ilusionistas do mundo em Ilusões no Rio e em SP | Entrevista do Arcanjo

Artista que renova a mágica no Brasil, Gabriel Louchard comanda Ilusões – Espetáculo Internacional de Máginas no Rio e em São Paulo com convidados internacionais © Blog do Arcanjo 2023

Astros do ilusionismo internacional estão ao lado do carioca que atualiza a mágica no Brasil

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Artista que faz a mágica e o humor se tornarem grande aliados no palco para entreter o espectador, o carioca Gabriel Louchard apresenta a segunda edição do Ilusões – Espetáculo Internacional de Mágicas, com convidados internacionais vindos da França, Espanha e Taiwan.

O espetáculo de ilusionismo integra o Circuito Cultural Bradesco Seguros com sessões no Rio de Janeiro, no Teatro Casa Grande, de 19 a 21 de maio; e em São Paulo, no Teatro VillaLobos, entre 26 e 28 de maio. 

Imerso no mundo da mágica desde os nove anos de idade, o ator, mágico e apresentador Gabriel hoje está à frente do Truque de Humor, único programa de ilusionismo na TV brasileira, no Multishow. Ele também chega aos cinemas, já que estreia em 17 de maio seu primeiro longa, a comédia romântica Incompatível, no qual atua com nomes como Nathalia Dill e Giovanna Lancelotti, além de fazer o show de sucesso há dez anos Como É Que Pode.

O artista falou sobre o espetáculo Ilusões e seus atuais projetos nos palcos e telas nesta entrevista exclusiva ao jornalista Miguel Arcanjo Prado para o Blog do Arcanjo.

Leia com toda a calma do mundo.

Gabriel Louchard atualiza a mágica e o ilusionismo no Brasil © Divulgação Blog do Arcanjo

Miguel Arcanjo Prado – Gabriel, o que você espera que o público de Ilusões – Espetáculo Internacional de Mágica sinta na plateia?
Gabriel Louchard –
O show é para despertar aqueles momentos únicos, onde realmente, “Cara, como é possível isso? Não tem explicação!” Acho que o público vai se divertir muito e sair muito impressionado, comentando sobre cada mágica.

Miguel Arcanjo Prado – Quais são estes talentos internacionais que você selecionou para os brasileiros conhecerem?
Gabriel Louchard – São grandes ilusionistas, reconhecidos em todo o mundo, que já se apresentaram em dezenas de países. Em meados de 2022, fui ao Canadá participar de um gigantesco congresso de Ilusionismo (mais de 5 mil mágicos de todo o mundo) e fazer uma curadoria dos nomes que iria convidar. E assim vieram Horret Wu, um espetacupalr manipulador de cartas de Taiwan, e os espanhóis Mario Lopez, além da dupla de ilusionistas cômicos Ramó e Alegria. Já o campeão mundial de mágicas, o Francês Norbert Ferré, esteve aqui em 2019 e devido ao sucesso, está e volta!

Miguel Arcanjo Prado – Por que escolheu Rio de Janeiro e São Paulo como cidades para receberem seu espetáculo?
Gabriel Louchard – São as duas principais capitais do Brasil e onde tem mais procura por shows de variedades, além de terem sido as cidades com maior procura de público e pedido de shows extras em 2019.

Gabriel Louchard no palco de Ilusões © Divulgação Blog do Arcanjo 2023

Miguel Arcanjo Prado – O Ilusões foi criado em 2019, já com grande sucesso em seis cidades brasileiras. O que o show evoluiu de lá para cá?
Gabriel Louchard –
Muitas coisas foram aprimoradas. O show está com um cenário mais tecnológico, videografismos e iluminação mais imponentes e um elenco de ainda mais peso (3 das 4 atrações internacionais são campeões mundiais de ilusionismo do maior concurso de mágicas que existe no mundo). Além de termos a participação de uma mulher este ano no elenco, a espanhola Alegria.

Miguel Arcanjo Prado – Gabriel, você gosta de unir a mágica com o humor. Isso faz o espetáculo mais envolvente para o público?
Gabriel Louchard –
Sem dúvidas, rir e surpreender é um casamento perfeito. O humor esvazia, traz leveza, a mágica encanta. O Ilusões é feito desta mistura.

Miguel Arcanjo Prado – Depois da pandemia, eu sinto que as pessoas querem sair de casa e viver uma experiência coletiva. Você também tem essa percepção? É isso que você propõe em Ilusões?
Gabriel Louchard –
Total, voltei aos teatros no início do ano, depois de um jejum de 3 anos longe dos palcos. As pessoas querem participar do espetáculo, rir junto, gritar em coro, aplaudir e ver presencialmente. Chega de live, de on-line… Ver de perto, poder interagir, até subir ao palco e testemunhar o impossível diante dos olhos. O público quer participar do show!

Gabriel Louchard © Divulgação Blog do Arcanjo 2023

Miguel Arcanjo Prado – Como você avalia o atual momento do ilusionismo hoje no mundo? E no Brasil?
Gabriel Louchard –
No mundo sempre esteve em alta. Em Las Vegas existem dezenas de shows de ilusionismo em cartaz simultaneamente. Na Europa, em diversos países, também vemos grandes espetáculos de mágica. No Brasil, ainda temos muito chão para popularizar esta arte, mas estamos no caminho certo. Quem não gosta de ver um truque de mágica? De crianças a adultos, não tem idade. E o Brasil é múltiplo, plural, um polo multicultural. Acho que podemos revelar grande ilusionistas e espetáculos aqui nos próximos anos.

Miguel Arcanjo Prado – O que levou você para o mundo da magia e do ilusionismo? É verdade que decidiu ser mágico com nove anos de idade?
Gabriel Louchard –
Sim, a mágica e atuação apareceram juntas na minha vida. Vi um mágico numa festinha de criança e ali, aos 9 anos decidi que queria aprender esta arte. Assim como comecei em a fazer curso de teatro. As duas artes seguiram paralelas, mágico e ator. Até que um dia entendi que não precisava ser uma coisa ou outra, mas sim podia fazer tudo. Assim fui me firmando como ator, apresentador, comediante e mágico, atuando em filmes, séries, novelas e programas de tv…

Miguel Arcanjo Prado – Na época em que revelava os truques na TV, o Mister M foi muito criticado, por estar acabado com a magia do ilusionismo. Qual a sua opinião sobre este episódio?
Gabriel Louchard –
Claro que não acho legal, o encantador da mágica é saber que aquilo é um truque, porém tão bem executado que parece até que realmente é um milagre ou algo paranormal. O segredo é o que mantem o elo entre o público e o ilusionista. Mas a verdade é que as pessoas esquecem tão rápido, que se eu perguntar hoje quase ninguém vai lembrar de um truque que ele tenha ensinado. Então, no fim, nada mudou, a mágica só passou a ser mais falada.

O segredo é o que mantem o elo entre o público e o ilusionista.

Gabriel Louchard
Ator e Ilusionista

Miguel Arcanjo Prado – Você também faz sucesso com seu solo Como É Que Pode? nos palcos. Como o teatro fez sua arte do ilusionismo crescer? Quais recursos teatrais vieram para somar em seu espetáculo?
Gabriel Louchard –
Além de mágico sou ator e comediante. O Como É Que Pode? acabou de comemorar 10 anos em cartaz, é um espetáculo que mistura stand up comedy com mágicas. Nele, atuo, improviso, apresento os textos de humor e os números de mágica. Entendi na minha carreira que sou um ator/apresentador que tenho como ferramentas a comédia e o ilusionismo para usar em minhas apresentações. Outra ferramenta que sempre me ajudou muito nos palcos, é a arte da improvisação e interatividade com a plateia.

Gabriel Louchard em Como É Que Pode?, espetáculo de sucesso há dez anos em todo o Brasil © Divulgação Blog do Arcanjo 2023

Miguel Arcanjo Prado – Você fez TV como ator em programas de humor como Vai que Cola e Zorra, mas também novelas como Rock Story. Você tem novos projetos em andamento como ator?
Gabriel Louchard –
Então, agora dia 17 de maio, estreia no Star Plus uma comédia romântica, meu primeiro longa, Incompatível. Um triangulo amoroso muito divertido com a Nathalia Dill e a Giovana Lancelotti. E no segundo semestre tenho um projeto novo, de uma série em streaming muito legal, mas que ainda é confidencial.

Nathalia Dill, Gabriel Louchard e Giovanna Lancelotti estrelam a comédia romântica Incompatível, que estreia em 17 de maio © Divulgação Blog do Arcanjo 2023

Miguel Arcanjo Prado – Você atualmente é o único mágico a ter um programa na TV do Brasil, o Truque de Humor, do Multishow. Como se sente sendo essa importante voz para a sua profissão?
Gabriel Louchard –
Acho que ter um programa na TV e streaming ajuda a apresentar a mágica de uma forma mais despojada, desmistificando a imagem do ilusionista pomposo e poderoso. Isso é mágica atual, feito sem pombo, coelho, fraque, grandes palcos… É apresentada no meio da rua e sempre com muito humor. Acho que novas gerações de mágicos entendem também que o caminho é esse. Não é mais serrar uma mulher ao meio, mas sim sempre procurar uma forma diferente e inovadora para surpreender o público!

Ilusões – Espetáculo Internacional de Mágicas

Ficha Técnica

Autor: Gabriel Louchard 

Direção Geral: Gabriel Louchard 

Direção Artística: Taís Pacheco

Co-direção: Giba Minassian

Apresentador: Gabriel Louchard

Ilusionistas convidados: Horret Wu, Ramó & Alegria, Mario López e Norbert Ferré

Iluminação: Aurélio De Simoni

Cenógrafo: Douglas Nogueira

Figurino: Natalia Paes 

Videografismo: Guigga Tomaz

Trilha Sonora: Marcelo H.

Cenografia: Nhset

Cenotécnicos: Carlos Correia, Módulo Rangel, Roberman Ventura, Gilvan Santos e Renato Bispo

Operador de Luz: Guilherme Penedo

Contrarregra: Robson Santos

Designer Gráfico: Marcus Claussen

Fotos: Alessandra Tolc

Administrador de mídias sociais: Henri Sardou

Edição de Vídeos: Marcus Claussen e Marcos Mathias

Controller: Letícia Napole

Advogado: Leandro Diaz

Gestão de Mídias: R+Marketing

Assessoria de imprensa: Pombo Correio

Consultoria em Ilusionismo: Bernardo Sedlacek

Produção: Virgínia Bravo

Produção Executiva: Gabriel Louchard

Direção de Produção: Monique Franco

Realização: Procenium Produções Artísticas Ltda 


Serviço

Ilusões – Festival Internacional de Mágica

Duração: 90 minutos

Classificação: Livre

Rio de Janeiro

Quando: de 19 a 21 de maio

Na sexta às 21h, no sábado às 18h e 21h, e no domingo, às 19h

Onde: Teatro Casa Grande – Rua Av. Afrânio de Melo Franco, 290 – Shopping Leblon

Ingressos: entre R$100,00 e R$140,00. 

91 ingressos a preço popular de R$50,00

Capacidade: 916 lugares

Acessibilidade: Cadeirantes- 2 Obesos/gestantes- 22

Apresentações com tradução em libras: dia 20 na sessão das 18h

São Paulo

Quando: de 26 a 28 de maio
Na sexta as 21:30, no sábado às 18h e 21h, e no domingo, às 16h e 19h

Onde: Teatro Villa-Lobos – Rua Av. Dra. Ruth Cardoso, 4777

Ingressos: entre R$120,00 e R$140,00

71 ingressos a preço popular de R$50,00

Capacidade: 717 lugares

Acessibilidade: Obesos – 7 lugares Cadeirantes- 13 Cão guia- 2

Apresentações com tradução em libras: dia 27 na sessão das 18h

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *