Valsa Nº 6 estreia no Teatro Nelson Rodrigues de Guarulhos em noite de fortes aplausos e homenagens da Ancec

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Personalidades do mundo da cultura e do empreededorismo, além de autoridades locais, celebraram a estreia do espetáculo Valsa N.º 6, de Nelson Rodrigues, no Teatro Nelson Rodrigues, em Guarulhos, na última sexta, 5 de maio. A peça traz a atriz Gabi Mendes no monólogo sob direção de Mauricio Spina.
A produção faz temporada gratuita no espaço nos dias nos dia 5, 6, 7, 19, 20, 21, 26 e 27 de maioo (sextas e sábados, 10h, e domingo, 18h). O Teatro Nelson Rodrigues fica na R. dos Coqueiros, 74, na Vila Galvão, em frente ao Lago dos Patos.

O empreendedor Wanderley Pedroso foi o responsável pela iniciativa de trazer o espetáculo da ANCEC para a temporada em Guarulhos. Essa parceria bem sucedida já foi feita em outras ações, como a temporada do espetáculo Bonitinha, mas Ordinaria, em 2019, e a produção da web serie Eden 20 63.

Autoridades da cidade de Guarulhos, como o secretário de Cultura e vice prefeito, Jesus de Roque Freitas, o secretario do Meio Ambiente, Thiago Surfista, e a Dra. Juliana Kopczynski, diretora do Departamento de Proteção Animal, estiveram entre os que aplaudiram a montagem.

O espetáculo chega a Guarulhos após temporada de sucesso no Teatro West Plaza, em São Paulo.
Ao término do espetáculo, foi entregue pela ANCEC (Agencia Nacional de Cultura, Empreendedorismo e Comunicação) o certificado de Responsabilidade Cultural a incentivadores e promotores da cultura.

Miguel Arcanjo Prado (Blog do Arcanjo), Paulo das Ervas (Lua Crescente Ervas Medicinais), a assessora Thamires Cristina, Juliana Nunes de Moura Aragão (Center Espumas) e Leticia Costa Bello (Flor de Lotus) foram alguns dos homenageados da noite.




Sobre a peça
Seguindo a sua trajetória e repertorio, a produtora cultural ANCEC apresenta seu terceiro projeto teatral, a peça Valsa N.º 6, de Nelson Rodrigues, dramaturgo responsável pelas obras dos dois espetáculos anteriores realizados pela ANCEC: O Beijo no Asfalto, com direção de Marco Braz, e Bonitinha, mas Ordinaria, com direção de Luis Artur Nunes. O único monologo de Nelson é protagonizado por Gabi Mendes, jovem atriz da UNESP. A direção fica por conta de Mauricio Spina, que tinha sido assistente de Luis Artur na montagem anterior da ANCEC.

VALSA Nº 6
Quando: 5, 6, 7, 19, 20, 21, 26 e 27 de maio (sextas e sábados, 10h, e domingo, 18h).
Onde: Teatro Nelson Rodrigues – R. dos Coqueiros, 74, na Vila Galvão, em frente ao Lago dos Patos, Guarulhos, SP
Quanto: grátis
Ficha técnica
Texto: Nelson Rodrigues
Direção: Mauricio Spina
Direção de Movimento: Vitor Vieira
Assistentes de Direção: Josias Souza
Elenco: Gabi Mendes
Produção: Josias Souza
Cenário: Mauricio Spina
Iluminação: Fabíola Galvão
Operador de som: Josias Souza
Figurino: Celly Martins e Daniela Ferreira
Design Gráfico: M.Spina Marketing Digital
Realização: Ancec Cultural
Fotos: Rafa Marques
60 minutos
SINOPSE
Único monólogo escrito por Nelson Rodrigues, em 1951, Valsa nº 6 é constituída pela narrativa fragmentada e angustiada de Sonia, uma garota de 15 anos, evocando seu suposto assassinato. Em sua busca para saber quem é e em que lugar se encontra, a menina dá vozes a outras personagens que povoam seu inconsciente: Seus pais, o médico da família e Paulo, por quem se diz apaixonada, além das comadres da vizinhança.
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.