Ainda Somos os Mesmos vence prêmio de melhor filme em Montreal no Canadá e estreia em setembro no Brasil
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
O longa Ainda Somos os Mesmos, escrito e dirigido por Paulo Nascimento, acaba de vencer na categoria Melhor Filme Independente do Montreal Independent Film Festival, no Canadá, primeiro festival internacional que a produção gaúcha da Accorde Filmes participa.
O longa se baseia em um dos momentos mais tensos da política latino-americana no século 20, a partir de fatos reais escritos por João Carlos Bona Garcia, preso por 40 dias na Embaixasda do Brasil em Santiago do Chile, durante o golpe de Estado do general Augusto Pinochet contra o presidente eleito democraticamente Salvador Allende, assassinado pela ditadura.
Filmado em Porto Alegre e Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, e em Santiago do Chile, o longa é estrelado por Edson Celulari, Carol Castro e Lucas Zaffari, e ainda traz no elenco nomes internacionais como o ator uruguaio Nestor Guzzini, o ator argentino Juan Manuel Tellategui e o ator italiano Nicola Siri. Também estão no elenco Carlos Falero, Gabriele Fleck, Evandro Soldateli, Rogério Beretta, Alvaro Rosa Costa e Mariana Catalane, entre outros.
Belchior na trilha
O Blog do Arcanjo adianta que a canção-tema do filme é Como Nossos Pais, de Belchior, especialmente regravada para o longa por Thedy Corrêa. A estreia no Brasil de Ainda Somos os Mesmos está marcada para 21 de setembro de 2023, com distribuição da Paris-Downtown.
Ainda Somos os Mesmos: Conheça o elenco do filme premiado de Paulo Nascimento
Ainda Somos os Mesmos
Ficha técnica do longa-metragem
Roteiro e direção: Paulo Nascimento
Fotografia: Renato Falcão
Produção executiva: Marilaine Castro da Costa e Flavio de Castro Barboza
Direção de produção: Monica Catalane
Direção de arte: Eduardo Antunes
Montagem: Marcio Papel
Música: Silvio Marques
Figurino: Carol Scortegagna
Produção de Elenco: Diego de Lima
Desenho de som: Walther Neto
Som direto: Marcelo Armani
Elenco: Edson Celulari, Carol Castro Lucas Zaffari, Nestor Guzzini, Juan Manuel Tellategui, Carlos Falero, Nicola Siri, Gabriele Fleck, Evandro Soldateli, Rogério Beretta, Alvaro Rosa Costa, Mariana Catalane
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.