CineOP 2023 abre com debate sobre memória e criação para o futuro do audiovisual

Memória e criação para o futuro é o tema inaugural de discussão do 18º CineOP © Leo Fontes Universo Produção Divulgação Blog do Arcanjo 2023

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Enviado especial a Ouro Preto*

O CineOP – Mostar de Cinema de Ouro Preto celebra, em 2023, 18 anos de história dedicada a tratar o cinema como patrimônio, uma iniciativa a serviço da preservação, história e educação. Partindo dessa trajetória, o debate inaugural do 18º Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais Brasileiros e do Encontro da Educação – XV Fórum da Rede Kino terá como tema Memória e Criação para o Futuro.

Com a participação do diretor-presidente da Ancine, Alex Braga; e da secretária Nacional de Educação Superior, Denise Pires de Carvalho, a mesa propõe fazer um balanço da última década no segmento da preservação, pensar as perspectivas e os desafios políticos, econômicos, tecnológicos e educacionais que cercam a educação, a preservação audiovisual e as políticas públicas em suas múltiplas dimensões. 

[rl_gallery id=”82982″]

Sobre a 18ª CineOP

Durante seis dias de evento, de 21 a 26 de junho de 2023, o público da CineOP tem oportunidade de vivenciar um conteúdo inédito, descobrir novas tendências, assistir aos filmes, curtir atrações artísticas, trocar experiências com importantes nomes da cena cultural, do audiovisual, da preservação e da educação, participar do programa de formação e debates temáticos de forma gratuita.

Colaborou João Schelbauer

O jornalista e crítico Miguel Arcanjo Prado viajou a convite da CineOP e Universo Produção.

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *