Ícone do site Blog do Arcanjo

CineOP: Baile Soul, de Cavi Borges, abre programação de filmes na 18ª Mostra de Cinema de Ouro Preto

Público acompanha sessão de Baile Soul em Ouro Preto na abertura da programação de filmes da CineOP © Universo Produção Divulgação Blog do Arcanjo 2023

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Enviado especial a Ouro Preto*

Nem o frio de 9 graus na noite desta quinta, 22 de junho, espantou o público na aguardada première mundial de Baile Soul, filme do diretor Cavi Borges que abriu a programação da CineOP. O eventoe este ano celebra a música preta e homenageia Tony Tornado, cantor e ator de 93 anos. Com muito balanço e depoimentos históricos, o documentário retrata o período do fim dos anos 1960 até o final da década de 1970, quando as equipes de som realizavam bailes blacks em centenas de clubes espalhados pelo subúrbio do Rio de Janeiro deram origem ao movimento Black Rio. A música soul reinava nessas festas e atraiam milhares de pessoas todos os fins de semana.  Esse “fenômeno” popular colaborou para a consolidação do movimento negro. Tony Tornado, homenageado este ano pela Mostra, teve participação fundamental nesse processo e aparece no longa-metragem, que apresentou ao lado do diretor, sendo ovacionado pelo público ouro-pretano.

Sobre a 18ª CineOP

Durante seis dias de evento, o público terá oportunidade de vivenciar um conteúdo inédito, descobrir novas tendências, assistir aos filmes, curtir atrações artísticas, trocar experiências com importantes nomes da cena cultural, do audiovisual, da preservação e da educação, participar do programa de formação e debates temáticos de forma gratuita.

Colaborou João Schelbauer

O jornalista e crítico Miguel Arcanjo Prado viajou a convite da CineOP e Universo Produção.

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:
Sair da versão mobile