Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Enviado especial a Ouro Preto*
Nem o frio de 9 graus na noite desta quinta, 22 de junho, espantou o público na aguardada première mundial de Baile Soul, filme do diretor Cavi Borges que abriu a programação da CineOP. O eventoe este ano celebra a música preta e homenageia Tony Tornado, cantor e ator de 93 anos. Com muito balanço e depoimentos históricos, o documentário retrata o período do fim dos anos 1960 até o final da década de 1970, quando as equipes de som realizavam bailes blacks em centenas de clubes espalhados pelo subúrbio do Rio de Janeiro deram origem ao movimento Black Rio. A música soul reinava nessas festas e atraiam milhares de pessoas todos os fins de semana. Esse “fenômeno” popular colaborou para a consolidação do movimento negro. Tony Tornado, homenageado este ano pela Mostra, teve participação fundamental nesse processo e aparece no longa-metragem, que apresentou ao lado do diretor, sendo ovacionado pelo público ouro-pretano.
Sobre a 18ª CineOP
Durante seis dias de evento, o público terá oportunidade de vivenciar um conteúdo inédito, descobrir novas tendências, assistir aos filmes, curtir atrações artísticas, trocar experiências com importantes nomes da cena cultural, do audiovisual, da preservação e da educação, participar do programa de formação e debates temáticos de forma gratuita.
Colaborou João Schelbauer
O jornalista e crítico Miguel Arcanjo Prado viajou a convite da CineOP e Universo Produção.
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.