CineOP: Tony Tornado revê 93 anos de trajetória após homenagem na 18ª Mostra de Cinema de Ouro Preto
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Enviado especial a Ouro Preto*
O homenageado da 18ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, o cantor e ator Tony Tornado, reviu seus 93 anos de vida em uma roda de conversa nesta sexta-feira, 23 de junho, no Centro de Convenções da UFOP em Ouro Preto. A mesa abordou a vida e a carreira de Tornado, além de sua figura paradigmática, composta por inúmeros paradoxos de uma carreira de homem negro na cultura brasileira.
Do cafetão do Harlem ao precursor da Black Soul Music no Brasil, do ator de pornochanchadas à presença nas celebradas telenovelas, a carreira de Tornado faz curvas, abre caminhos e compõe labirintos, define a CineOP.
É, por um lado, um símbolo da cultura negra consolidada nas artes cênicas e musicais do Brasil, mas também um representante das lacunas e dos descaminhos que o país legou a personagens como Tornado por tanto tempo.
Além de Tony Tornado, estiveram na mesa Bernardo Oliveira, que é professor, pesquisador, crítico e produtor; Black Josie, DJ, musicista e produtora cultural e a mediação foi da curadora Tatiana Carvalho Costa.
Na noite desta sexta, Tony Tornado faz um show na CineOP gratuito
Colaborou João Schelbauer
Sobre a 18ª CineOP
Durante seis dias de evento, o público terá oportunidade de vivenciar um conteúdo inédito, descobrir novas tendências, assistir aos filmes, curtir atrações artísticas, trocar experiências com importantes nomes da cena cultural, do audiovisual, da preservação e da educação, participar do programa de formação e debates temáticos de forma gratuita.
O jornalista e crítico Miguel Arcanjo Prado viajou a convite da CineOP e Universo Produção.
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.